Traductor

sábado, 30 de janeiro de 2010

Coxinha de galinha à Brasileira


Muito se tem escrito sobre as coxinhas de galinha, para uns fácil de fazer para outros uma verdadeira loucura. Podem crer que o segredo esta na massa, tem que ficar no ponto certo eu próprio já pus muitas vezes massa fora. Esta receita foi passada a mim por minha mãe que até guardava os ossinhos para por na penca da coxinha e voz posso dizer isso sim que eram coxinhas.


Ingredientes

1/2 galinha bem gorda
1 kg de batatas
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
1 colher (de sopa ) de salsa picada
1 folha de louro
1/2 copo de vinho branco
150 gramas de massa de tomate
1/2 duzia de ovos
pão ralado
uma pitada de noz moscada
sal
tabasco
azeite
Preparação

Massa
Numa panela ponha a galinha cortada em 2 a cozer juntamente com as batatas e uma das cebolas, temperado de sal, quando estiver bem cozida retire a galinha e deixe esfriar com as batatas faça um puré,reserve. Com um coador coe o caldo que deve ficar bem gordo.

Num tacho bem grande em lume fraco ponha uma medida caldo coado a noz moscada, o puré e mexa bem, acrescente uma medida de farinha de trigo e vá mexendo sempre até cozer e descolar da panela (este processo pode demorar um pouco, mas aqui e que esta o verdadeiro segredo). Quando descolar retire da panela e sove um pouco a massa montando-a numa bola. Reserve.


Recheio
Numa sertã grande com uma golpada de azeite ponha a outra cebola , os alhos e o 1/2 pimento bem picadinho, com o louro e a salsa e aloure bem, acremente o vinho branco e levante fervura, junte a massa de tomate e a galinha desfiada e faça um bom refogado, verifique o sal e acrescente tabasco a gosto. Deixe esfriar


Montagem
Com as mãos tire um poco de massa ( do tamanho de um ovo ) vá amassando até formar uma rodela encovada ponha no centro uma colherada (de sobremesa ) de recheio e feixe a massa até formar uma coxa, siga esse processo até fazer varias coxinhas. Em seguida passe pelos ovos batidos e depois pela farinha de pão ralado, terminando frite em bastante óleo ( as coxinhas devem ficar a boiar no óleo quando estão a fritar )bem quente até ficarem loirinhas.


Bom Apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário