Traductor

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Feijoada à transmontana


Como sabem amanha e o ultimo dia de carnaval, portanto a que comer de tudo que e carne de porco, nada melhor que uma boa feijoada. E a tradição em Portugal em muitas regiões, pois logo a seguir vem a quaresma. Portanto aqui fica a minha receita de "Feijoada do Entrudo".


Ingredientes
400g de entrecosto de porco
1 chispe de porco
1 orelha de porco
1 focinho de porco
1 orelheira de porco fumada
1 pernil de porco fumado
1 salpicão
1 chouriço de carne
1 chouriço de sangue
1 kg de feijão encarnado
1 couve lombarda ( couve tipo repolho )
4 cenouras
3 cebolas
4 dentes de alho
5 tomates bem maduros
3 colheres ( de sopa ) de azeite
1 colher ( de sopa ) de banha
salsa
louro
pimenta
sal grosso
malagueta


Preparação
24 antes ponha o feijão de molho
12 horas antes salpique as carnes frescas com sal, lave as carnes fumadas e deixe de molho sambem.
No dia ponha inteiro o entrecosto, o chispe, a orelha e o focinho lavados do sal a cozer com os feijões e o louro, a parte coza as carnes fumadas,no fim corte-as aos pedaços. Escalde e ferva os enchidos por 2 ou 3 minutos.
Os enchidos,as cenouras descascadas, a couve lavada e cortada em 4 e as 2 cebolas descascadas e inteiras junte-os aos feijões que estão a cozer, acrescente água se necessário, quando estiver tudo cozido apague o lume e retire as carnes, os enchidos e as cenouras. As carnes corte aos pedaços, as cenouras e os enchidos as rodelas e reserve.
Num tacho bem grande em lume brando, deite o azeite e banha e a outra cebola picada, os alhos esmagados, faça um refogado leve e quando a cebola ficar translúcida, junte a salsa picada e os tomates esmagados. Tempere de pimenta e malagueta a gosto, apure e acrescente caldo de cozer o feijão. Por fim adicione tudo, (carnes, feijões e legumes )verifique se esta bom de sal e levante fervura, deixe apurar e apague o lume. Pode servir com um arroz branco.


Bom Apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário