Leitão à bairrada




Um leitãozinho assado no forno ia mesmo a calhar nesta páscoa, pois esta e a minha sugestão. Mesmo não tendo um forno a lenha. Este também é um dos pratos que se usa muito la pelas Gafanhas nas festas, assim como a Chanfana. Não digam que não da, pois eu tentei e vejam o resultado, a foto de baixo e de um leitão assado aqui no meu forno elétrico na passagem de ano. Tive que o cortar em duas partes ao alto e depois ao meio para poder assar, assei metade de cada vez. " Tava uma delicia " A outra que esta por cima foi assado na Gafanha no meu forno a lenha, portanto a que tentar e verão que vale a pena.


Ingredientes
1 leitão limpo ( cortado ao alto e ao meio )

150 gramas de toucinho branco triturado ( sem pele )

2 cabeças de alho

100 gramas de pimenta branca

50 garmas de pimenta preta

100 gramas de sal grosso

vinho branco que baste

Preparação
Amasse os alhos sem casca junto com o sal, misture com o resto dos ingredientes até formar uma pasta ( utilize o vinho branco para a deixar mais branda ). Num tabuleiro barre a parte de baixo com banha e ponho o leitão ( uma ou duas partes ) com a pele virado para baixo e por cima espalhe a pasta dos temperos, vai ao forno assar durante uma hora + ou -, findo este tempo víreo com a pele para cima e pincele com o molho que formou, deixe mais 1/2 hora + ou - até alourar ( se tiver grill com ventilação utilize esta função ). Retire do forno e limpe o molho ( guarde o molho pois pode servir para temperar vários tipos de carne ) e ponha na travessa de servir, sirva com batatas fritas e laranjas as rodelas.


Bom Apetite

Obs: Uma das 7 maravilhas da gastronomia portuguesa

Comentários

  1. ESTAVA UMA DELICIA!???
    acabo de ter conhecimento que o seu valor, poder e exigência critica grastronomica é bem diferente do meu( apesar de todo o respeito que tenho pelas diferenças)! A segui vai publicar o quê!????? um cozido das furnas cozinhado na maquina de lavar com programa sem exaguamento!?!?!? Ou uma chafana de sangria?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo 6eo (6eo mais isto e nome de gente), não interessa, seguimos, espera amigo também não pois afinal você não conhece-me, nem tão pouco conhece as minhas exigências gastronômicas. Ainda bem que somos diferentes.
      Atualmente resido fora de Portugal, aqui não tenho hipótese de fazer o leitão num forno a lenha como o próprio texto o diz. Daí ter que usar aquilo que tenho (quem não tem cão caça com gato), Graças a Deus que alguém da Bairrada corrigiu o meu erro culinário. Alem disso pode crer “tava mesmo um Delicia”. Há já agora obrigado pela dica da chanfana com sangria........................Bom Apetite

      Eliminar
  2. Só uma duvida
    Qual a temperatura do forno?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por detetar esse falho.
      Tratando-se de um forno elétrico de cozinha a temperatura pode oscilar entre os 180º a 200º graus, mas sugiro que tenha atenção pois pode variar de forno para forno...........Bom apetite

      Eliminar
  3. Fiz e ficou uma delícia! Todos gostaram e parecia um verdadeiro leitão da Bairrada. Obrigada por partilhar a receita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente,uma coisa garanto a receita é da Bairrada.............Bom apetite.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares