Caldo-verde


O Caldo verde é uma sopa de couve galega ou a dita couve de penca (portuguesa), tipicamente do norte de Portugal, mas muito divulgada por todo o país, é provavelmente a mais famosa sopa portuguesa. É uma sopa geralmente espessa e de cor predominantemente verde, uma vez que é feita com couve cortada às tiras bastante finas
É costume consumir caldo-verde nas festividades dos santos populares, o caldo-verde a par com a canja de galinha ( ver aqui ), é das sopas tipicamente portuguesas mais fáceis de preparar e das mais populares.

Ingredientes

500 gramas de folhas de couve galega ( so verdes )
1 kg de batatas
1 chouriço vermelho
1 cebola
1 dente de alho
1 colher (das de sopa ) de banha de porco
azeite
sal

Preparação

Lavar bem as folhas de couve, enrolar e cortar em tirinhas bem fininhas, reserve. Numa panela ponha 2 litros de água, as batatas descascadas cortada em quatro, a cebola descascada e cortada em gomos, o alho descascado e a banha de porco, levante fervura temperar de sal e deixe cozer ate as batatas ficarem macias, quando estiver cozido retire tudo com um pouco de caldo para uma vasilha e triture tudo com o triturador até ficar um batido bem espesso, reserve. No resto do caldo que ficou na panela ponha as couves e deixe cozer ( se necessário acrescentar mais um pouco de água e retificar o sal ), quando as couves estiverem cozidas acrescentar o batido das batatas, mexer e deixar apurar um pouco. Servir com rodelas de chouriço ( depois de cozido inteiro só em água ) e um fio de azeite por cima.

Bom Apetite

Obs: Uma das 7maravilhas da gastronpmia portuguesa

Comentários

Mensagens populares