Iscas de cebolada


É um dos pratos mais tradicionais em Portugal, principalmente nas Gafanhas. Ainda me lembro de quando cheguei a Gafanha do Carmo ( tinha 12 anos ), fui comer a casa dos meus avós maternos, é o comer era Iscas fritas com cebolas, pensei que Horror, pois hoje já não penso assim e até compreendo quem não suporte de as comer, mas na verdade e um prato muito nutritivo e com o tempo se vai apanhando o gosto. A cebolada trata-se do celebre molho de escabeche ( salmoura ), que na próxima receita falarei um pouco.

Ingredientes

800 gramas de Figado de porco ( se preferir pode ser de vaca )
3 cebolas, as rodelas
4 dentes de alhos
2 folhas de louro
1 copo de vinho branco
vinagre q. b.
pimenta q. b.
sal q. b.
azeite

Preparação

De véspera ou umas horas antes corte o figado em bifes ( Iscas ) e tempere com o sal, pimenta, 2 dentes de alhos picados, 1 folha de louro partida e o vinho. Retire as iscas da marinada e numa sertã com azeite frite as iscas, reserve. Rejeite o azeite de fritar as iscas e coloque azeite novo e prepare um molho de escabeche com o resto dos ingredientes ( ver próxima receita ), no fim ponha por cima o que sobrou da marinada e levante fervura, verta por cima das iscas e sirva com batatas cozidas com a pele.

Bom Apetite

Comentários

  1. onde está a proxima receita??... muito complicado para loiras....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem rasão não e próxima mas sim a anterior, por causa do molho escabeche. Penso que as loiras entenderam hihi.............Bom Apetite

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares