salada de escalivada


A Escalivada é uma salada de verduras assadas este prato é muito tradicional na cozinha Catalã. Seu nome vem do verbo "escalivada" que em catalão significa grelhar nas brasas consiste assar pimentões, berinjelas e cebolas. Não é aconselhável fazê-lo e guardar, você tem que cozinhar, deixe repousar e servir. A escalivada pode servir-se isoladamente ou como acompanhamento de peixes, aves, arroz e macarrão. De preferência sirva quente, mas também pode servir fria.

Ingredientes: para quatro pessoas
4 berinjelas médias
4 pimentões vermelhos
4 cebolas médias
4 tomates médios
2 dentes de alho
sal
azeite extra-virgem

Preparação
Pode-se fazer num fogareiro em cima das brasas mas a opção mais comum é o forno. É pré-aquecido a 200 º C, que depois passa 180 º C. na altura de por as verduras. Coloque as berinjelas, pimentões e cebolas em uma bandeja que colocamos no forno (de preferência na bandeja no meio). Cerca de 30 minutos depois iremos introduzir os tomates porque requerem menos tempo. Durante esse tempo vai-se virando para que fique bem assado. Retire e lave em bastante água, deixando-os descansar por 20 minutos. Depois de uma vez todos os vegetais descascados e as sementes removidas, corte em tiras longitudinais e coloque-os em uma tigela. Adicionar o alho picado, tempere com sal e uma boa golpada de azeite extra-virgem.

Bom Apetite

Comentários

  1. Provei hoje sobre tosta com queijo pure chevre e gratinado no forno. Um acepipe, acompanhado de salada de tomate e agriões, com tempero de vinagre balsamico e mel. UAU !

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares