Salada Russa com Calamares e tostas de queijo de Cabra


Esta semana ainda continuo a voz falar de "Saladas", hoje vou falar possivelmente da mais importante das saladas, ou seja a Salada Russa (conhecida também como salada Olivier) é um prato típico da Rússia. Trata-se de uma espécie de salada de batatas ou uma macedônia com verduras, todo isso misturado em abundante maionese. Em muitos países europeus, este prato é muito popular, tanto que tem sido incluído em suas gastronomias nacionais.Apesar da popularidade desta salada em vários países, pode-se dizer que sua origem é realmente russa, pois foi inventada no ano 1860 por Lucien Olivier, cozinheiro do restaurante Hermitage, um dos restaurantes mais conhecidos de Moscovo, que cedo faria deste prato sua senha de identidade. A versão original levava uma espécie de vinagre ta, e é por esta razão pela que esta receita a denominam em outros países como salada Olivier, em honra do seu inventor. Os ingredientes que empregava a receita original de Olivier eram caros ( tais como carne de veado ) e sua composição bem como sua preparação era um segredo oculto por Olivier. Quando o Hermitage fechou no ano 1905 a receita original se perdeu inexoravelmente, sendo impossível a reproduzir hoje em dia devido à inexistência de documento ou receita que descreva sua elaboração exata. O prato transcendeu para além das fronteiras russas, e se expandiu a Ucrânia ( é logo ao resto do mundo ), onde se lhe agregaram ingredientes mais baratos tais como: ervilhas, cenouras, etc. O veado foi substituído por frango. Atualmente é um dos pratos que mais se consomem na Rússia, assim como em vários países, quiçá por ser um prato laborioso e do qual se pode saciar, nas festividades familiares.

Ingredientes; para a salada
500 gramas de batatas
250 gramas de cenauras
200 gramas de ervilhas
200 gramas de feijão verde
200 gramas de milho doce
2 ovos cozidos
maionese que baste

Prparação
Coza as batatas com a pele e bastante sal, reserve. A parte coza os restantes legumes aos pedaços em água temperada com sal, deixe esfriar. Depois de frias tire as peles as batatas e corte aos pedacinhos e misture com o restantes legumes, junta-lhe o milho e os ovos picados e envolva tudo com maionese, tempere com um pouco de pimenta.
Ingredientes e Preparação; para os calamares
500 gramas de calamares a romana ( vende-se nos supermercados, ja vem prontos a fritar ou fazer no forno, naqual são melhores pois fazem menos mal " siga os conselhos que vem nas embalagem" ).
Ingredientes; para as tostas
1 baguete de pão ( tipo francês )
queijo de cabra que baste
azeite
pimenta

Preparação
Corte o pão em fatias de 1 centímetro e leve ao forno a tostar só de um lado, retire e do lado que ficou por tostar ponho uma fatia de queijo de cabra e leve novamente ao forno desta vez para gratinar o queijo. Retire e polvilhe com pimenta e verta um fio de azeite.

Bom Apetite

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares