Patanisca de Bacalhau á Tia Bela


Bem meus caros amigos, peço desculpa por esta pausa ( já me ligaram a perguntar se não havia mais receitas) no blog, mas e que tive o prazer de ser visitado pelos meus cunhados " Bela e Neu", que vieram passar uns dias a Andorra, e pouco tempo tive para ir ao blog, mas na cozinha tive que ir, no domingo passado até fiz Paella ( Aqui ). Também aprendi a fazer umas boas Pataniscas de Bacalhau, que são muito típicas da culinária Portuguesa, mais propriamente da região da Estremadura. Para esta receita usamos migas de bacalhau salgadas ( resto de febras de bacalhau que são tirado quando estão a escalar o bacalhau ), mas também podem usar uma boa posta de bacalhau. No Porto chamam-lhe Iscas de bacalhau, na qual a preparação é muito idêntica, diferenciando apenas na maneira de preparar o "Polme" (polme é uma preparação culinária utilizada na fritura de determinados alimentos. É uma massa de consistência mole, com a qual se envolvem os alimentos antes de os fritar). Para acompanhar fiz um bom arrozinho de cenoura.

Ingredientes
1 ou 2 postas de bacalhau demolhado ( ou migas )
3 ovos
1 chavena ( das de chá ) de farinha de trigo
1 cebola grande
1 ramo de salsa
leite
pimenta
azeite
óleo ( para fritar)

Preparação
Prepare um "polme" da seguinte maneira, numa tigela ponha a salsa e a cebola bem picada, junta-lhe os ovos, a farinha, um pouco de leite, uma golpada de azeite e tempera-se com pimenta e sal. Mexe-se bem até ficar homogênea, mas de aspecto consistente ( se necessário junte um pouco de água ). De seguida escalde o bacalhau em água a ferver e limpe as peles e as espinhas e parta e lascas, misture com o polme e frite colheradas do preparado em óleo bem quente, ponha a escorrer em papel absorvente.

Acompanhamento
Para acompanhar pode ser com feijão frade cozido, arroz-de-feijão ou simplesmente de pétisco, neste caso resolvi acompanhar com um arroz-de-cenoura.
Preparação: do arroz
Na altura de estrugir a cebola e o alho basta acrescentar 1 ou 2 cenouras raladas e seguir o processo habitual de fazer o arroz. ( Aqui )

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares