Lulas Estufadas com batatas

Lulas por aqui são chamados de Calamores, em 24/07/10 utilizamos para acompanhar com  Salada Russa.
As lulas cortada as rodelas e passadas em ovo e farinha, da-se o nome de á Romana, mas podem-se estufar ou até rechear. As recheadas ficam para outro dia, e hoje vamos fazer estufadas. Podem-se estufar simplesmente e depois acompanhar com arroz branco , massas ou batatas, eu prefiro incluir as batatas na preparação.
Também penso que não vou dizer nada de novo, pois este e um prato muito simples e praticamente toda a gente sabe fazer, mas mesmo assim aqui fica a minha receita, na qual utilizei lulas grandes (de 15 a 20 cm).


Ingredientes
1 kg de lula1 kg de batatas
1 chouriço vermelho (tipo colorau)
1 cebola media
2 dentes de alho
2 tomates bem maduros
1 malagueta (piripiri)
2 cenouras medias
100 gramas de ervilhas
1 copo de vinho branco
sal 
azeite


preparação
Num tacho bem largo ponha a malagueta com um pequeno golpe ( ter atenção ao mexer para não esmagar a malagueta, pois pode ficar muito picante ), a cebola picada e os alhos picados com uma boa golpada de azeite, quando a cebola começar a ficar translúcida acrescente a chouriça as rodelas, os tomates picados e as lulas aos pedaços ( depois de bem limpas e passadas por varias águas ), tempere de sal e mexa, acrescente o vinho deixe ferver durante uns 5 minutos, a seguir ponha as batatas aos pedaços, as cenouras as rodelas e as ervilhas, cubra com água e deixe cozinhar durante uns 30 minutos com o tacho destapado.

Bom Apetite

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares