Ossobuco " no forno"

Na receita de 22/01/10 fizemos ossobuco de perú com molho leitão, mais tarde em 05/06/10 continuamos com ossobuco de perú mas de uma maneira mais trópical e feita ao forno.
Como prometi hoje trago a receita do ossobuco de vitela, normalmente esta receita e feita ao lume ( que é a maneira mais tradicional de o fazer ), mas eu prefiro no forno pois concentra melhor o sabor, e a repartição de calor e melhor. Ter em conta que quando for comprar o ossobuco  prefira os mais pequenos e mais altos ( os maiores espalham-se muito ), e certifique-se de serem da perna traseira da vitela ( vaca ou boi se preferir ), pois são menos fibrosos e mais suculentos, bem vamos lá a receita.


Ingredientes
4 rodelas de ossobuco (+ ou - de 5 centímetros de altura )
1 kg de batatas medias 
2 cenoura
2 dentes de alho
2 tomates bem maduro sem sementes
1 cebola grande
1 malagueta de piri-piri
1 copo de vinho branco
1/2 litro de água
farinha de frigo
azeite
salsa
louro
tomilho
sal grosso

 Preparação
Passe as rodelas de ossobuco pela farinha, numa frigideira ponha a aquecer o azeite e quando estiver bem quente aloure  as rodela de ossobuco dos dois lados (2 ou 3 minutos de cada lado ), reserve. Num tacho ponha o vinho e água a aquecer, tempere com sal, e junte o piri-piri com um pequeno golpe, junta-lhe também as cenouras raladas, a cebola, os alhos e os tomates bem picados, com o louro,a salas e o tomilho faça raminho bem atado e introduza também no tacho, deixe levantar fervura e ponha os ossobucos, deixar ferver durante 1/2 hora.
Ao fim desce tempo retire do preparado o raminho de cheiros e o piri-piri. Verta todo o preparado para um tabuleiro de ir ao forno, juntamente com as batatas cruas. Vai ao forno já pre-aquecido durante 1 hora a temperatura de 250 graus. Sirva com azeitonas verdes recheadas com alcaparras.


Bom Apetite






Comentários

  1. Por aqui qualquer talho o vende, mas sé não encontra num talho perto tente por http://www.carnicasmulas.pt/compra-carne-vitela/ossobuco.html

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares