Traductor

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Feijoada à transmontana


Como sabem amanha e o ultimo dia de carnaval, portanto a que comer de tudo que e carne de porco, nada melhor que uma boa feijoada. E a tradição em Portugal em muitas regiões, pois logo a seguir vem a quaresma. Portanto aqui fica a minha receita de "Feijoada do Entrudo".


Ingredientes
400g de entrecosto de porco
1 chispe de porco
1 orelha de porco
1 focinho de porco
1 orelheira de porco fumada
1 pernil de porco fumado
1 salpicão
1 chouriço de carne
1 chouriço de sangue
1 kg de feijão encarnado
1 couve lombarda ( couve tipo repolho )
4 cenouras
3 cebolas
4 dentes de alho
5 tomates bem maduros
3 colheres ( de sopa ) de azeite
1 colher ( de sopa ) de banha
salsa
louro
pimenta
sal grosso
malagueta


Preparação
24 antes ponha o feijão de molho
12 horas antes salpique as carnes frescas com sal, lave as carnes fumadas e deixe de molho sambem.
No dia ponha inteiro o entrecosto, o chispe, a orelha e o focinho lavados do sal a cozer com os feijões e o louro, a parte coza as carnes fumadas,no fim corte-as aos pedaços. Escalde e ferva os enchidos por 2 ou 3 minutos.
Os enchidos,as cenouras descascadas, a couve lavada e cortada em 4 e as 2 cebolas descascadas e inteiras junte-os aos feijões que estão a cozer, acrescente água se necessário, quando estiver tudo cozido apague o lume e retire as carnes, os enchidos e as cenouras. As carnes corte aos pedaços, as cenouras e os enchidos as rodelas e reserve.
Num tacho bem grande em lume brando, deite o azeite e banha e a outra cebola picada, os alhos esmagados, faça um refogado leve e quando a cebola ficar translúcida, junte a salsa picada e os tomates esmagados. Tempere de pimenta e malagueta a gosto, apure e acrescente caldo de cozer o feijão. Por fim adicione tudo, (carnes, feijões e legumes )verifique se esta bom de sal e levante fervura, deixe apurar e apague o lume. Pode servir com um arroz branco.


Bom Apetite

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Costela de porco com batatas bravas


Costelles de cerdo amb patates braves, assim se diz em bom catalán. E um dos bons pratos que se come por aqui.

Ingredientes
costelas de porco
alhos
tabasco
sal grosso
batatas bravas ( ja se compra nos supermercados pre fritas )

Preparação
Ponha as costelas a grelhar salpicadas com alhos picados, tempere com sal e tabasco. frite as batatas em azeite bem quente. Pode servir com uma salada de tomates com oreganos.
Querendo pode por as costelas numa assadeira ja com os temperos e regando com um fio de azeite, va ao forno utilizando só o grill, vire de vez em quando. Vera que também ficam boas.

Bom Apetite

Molho para frango de Churrasco à Zezão


Esta receita foi pedida pelo meu primo e amigo João Cardoso. Pode ser usada em frangos inteiros ou aos pedaços, mas sempre para grelhar.

Ingredientes
alhos com casca
louro
pimentão doce
coentros
vinho branco
piripiri

Preparação
Num recipiente onde possa caber o frango inteiro, ponha os alhos esmagados,o louro sem o veio, pimentão,coentros,vinho e o piripiri a gosto, mexa bem e deixe ai o frango a tomar gosto cerca de 1/2 hora. Tire o frango e ponha a grelhar acrescentando ai o sal de preferencia grosso.

Bom Apetite

Carré de Porco à Zezão


Aqui vai uma boa receita, No curso na qual fui formador com apoio da J.F. do Carmo, fez muito sucesso, penso que foi das melhores receitas que ai se fez.

Ingredientes
1.500 kg de costeletas de porco numa só peça
3 ovos cozidos e descascados
2 cenouras cozidas
3 dentes de alhos
1 cebola
1 folha de louro
3 c. (sp) de azeite
1 copo de vinho branco
150 g de linguiça
sal,pimenta q/b
salsa

Preparação
Distenda a carne, tornando-a mais fina e apare os ossos deixando agarrado a carne, tempere de sal e pimenta. Sobre a carne, coloque em fila os ovos cortados,as cenouras e a linguiça cortada.
Enrole a carne e ate com um fio, (de cozinha) em forma de paio, segurando o recheio, embrulhe os ossos com o papel de alumínio. Ponha numa assadeira, com os ossos virados para cima e polvilhe com salsa e aos alhos picados. Junte as cebolas em meias luas e o loiro sem o veio, regue com o vinho. Asse no forno entre 180 a 200 graus durante 1 hora e meia regando com o próprio molho, constipe (tirar do forno entre 10 a 15 minutos ) a carne meia hora antes de terminar a cozedura. quando estiver pronto deixe arrefecer um pouco e corte nos intervalos dos ossos. Sirva com batatas assadas e couves cozidas ou arroz branco.

Bom Apetite

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Carapau grelhado com batatas cozidas com pele


Nas Gafanhas e um dos pratos que mais se aprecia. E indo e ai nestes dias, claro que teria que comer um. Poderás regalo com azeite ou fazer um molho verde. (cebola e salsa picada com azeite, uma borrifada de vinagre e uma pitada de pimenta )


Ingredientes
Carapaus
batatas medias
sal grosso


Preparação
Depois de lavadas coza as batatas com a pele e bastante sal, depois de cozidas escorra e deixe as na panela destapada. Ascenda o fogareiro e quando as brasas estiverem bem vivas asse os carapaus ( já limpos das tripas ) salpicados com sal. Pode por umas azeitonas pretas que vai muito bem.

Bom Apetite

Galinha caseira estufada


Esta receita e da Tia Bela. Provei e adorei e muito simples e fácil de fazer.


Ingredientes
1 galinha caseira (1 kg 1/2 )
2 tomates bem maduros
1 cebola
2 dentes
1 cenoura
1 raminho de salsa
1 copo de vinho branco
uma golpada de azeite
sal a gosto


Preparação
Numa panela ponha o azeite, a cebola e os alhos picados, os tomates aos pedaços, a cenoura as rodelas, o raminho de salsa e o vinho, levante fervura coloque a galinha aos pedaços e tempere de sal acrescente um pouco de água, deixe cozer bem ate estufar. Pode acompanhar com arroz branco ou batatas cozidas.

Bom Apetite

cheirinho de Portugal


Pois nestes últimos 5 dias tive que ir a Portugal e podem crer que um bom chouriço caseiro e uma Pada da padeira de Vale-de-Ílhavo é uma boa refeição, a imagem fala por si.