Traductor

sábado, 25 de setembro de 2010

Lulas Estufadas com batatas

Lulas por aqui são chamados de Calamores, em 24/07/10 utilizamos para acompanhar com  Salada Russa.
As lulas cortada as rodelas e passadas em ovo e farinha, da-se o nome de á Romana, mas podem-se estufar ou até rechear. As recheadas ficam para outro dia, e hoje vamos fazer estufadas. Podem-se estufar simplesmente e depois acompanhar com arroz branco , massas ou batatas, eu prefiro incluir as batatas na preparação.
Também penso que não vou dizer nada de novo, pois este e um prato muito simples e praticamente toda a gente sabe fazer, mas mesmo assim aqui fica a minha receita, na qual utilizei lulas grandes (de 15 a 20 cm).


Ingredientes
1 kg de lula1 kg de batatas
1 chouriço vermelho (tipo colorau)
1 cebola media
2 dentes de alho
2 tomates bem maduros
1 malagueta (piripiri)
2 cenouras medias
100 gramas de ervilhas
1 copo de vinho branco
sal 
azeite


preparação
Num tacho bem largo ponha a malagueta com um pequeno golpe ( ter atenção ao mexer para não esmagar a malagueta, pois pode ficar muito picante ), a cebola picada e os alhos picados com uma boa golpada de azeite, quando a cebola começar a ficar translúcida acrescente a chouriça as rodelas, os tomates picados e as lulas aos pedaços ( depois de bem limpas e passadas por varias águas ), tempere de sal e mexa, acrescente o vinho deixe ferver durante uns 5 minutos, a seguir ponha as batatas aos pedaços, as cenouras as rodelas e as ervilhas, cubra com água e deixe cozinhar durante uns 30 minutos com o tacho destapado.

Bom Apetite

domingo, 19 de setembro de 2010

Strogonoff de verduras

Como tinha dito na receita de "15/05/10" que este prato pode ter muitas variações, aqui esta uma outra maneira de o fazer. Seguimos a mesma a receita original , só acrescentando mais alguns ingredientes, ( legumes ) assim como podemos só usar os mesmos. Eu prefiro por alguma coisa de carne, mas se usar só legumes o resultado também sera bom.


Ingredientes
1 bife de vitela cortado as tirinhas (+ ou - 100 gramas )
250 cl de natas
50 gramas de manteiga
2 colheres ( das de sopa ) de óleo de girasol
2 colheres ( das de sopa ) de vodka
Farinha de trigo que baste
200 gramas de cogumelos laminados ( preferencia frescos )
1 cebola picada
1 beringela aos pedaços
1 courgete aos pedaços
2 tomates picados
2 dentes de alho bem picadinhos
1/2 pimento vermelho aos pedaços
1/2 pimento verde aos pedaços
1/2  copo de vinho branco
pimenta
salsa
sal

Preparacão
Numa sertã ponha o óleo e a manteiga a derreter e frite as tirinhas de bifes repassadas em farinha, acrescente a cebola, o pimento vermelho, o pimento verde, o curgete, a berinjela, os dentes de alho e os cogumelos e deixe refogar um pouco, verta por cima a vodka e inflame ( pegar fogo para que perca o álcool ). Tempere de sal e pimenta e acrescente o vinho ( se necessário acrescente um pouco de água ), deixe levantar fervura e colocar as natas, os tomates e salsa picada, mexa bem e deixe ferver um pouco. Pode-se servir com massa ou arroz branco (ver receita 23/01/2010 )e batatas fritas.

Bom Apetite

sábado, 18 de setembro de 2010

Ossobuco " no forno"

Na receita de 22/01/10 fizemos ossobuco de perú com molho leitão, mais tarde em 05/06/10 continuamos com ossobuco de perú mas de uma maneira mais trópical e feita ao forno.
Como prometi hoje trago a receita do ossobuco de vitela, normalmente esta receita e feita ao lume ( que é a maneira mais tradicional de o fazer ), mas eu prefiro no forno pois concentra melhor o sabor, e a repartição de calor e melhor. Ter em conta que quando for comprar o ossobuco  prefira os mais pequenos e mais altos ( os maiores espalham-se muito ), e certifique-se de serem da perna traseira da vitela ( vaca ou boi se preferir ), pois são menos fibrosos e mais suculentos, bem vamos lá a receita.


Ingredientes
4 rodelas de ossobuco (+ ou - de 5 centímetros de altura )
1 kg de batatas medias 
2 cenoura
2 dentes de alho
2 tomates bem maduro sem sementes
1 cebola grande
1 malagueta de piri-piri
1 copo de vinho branco
1/2 litro de água
farinha de frigo
azeite
salsa
louro
tomilho
sal grosso

 Preparação
Passe as rodelas de ossobuco pela farinha, numa frigideira ponha a aquecer o azeite e quando estiver bem quente aloure  as rodela de ossobuco dos dois lados (2 ou 3 minutos de cada lado ), reserve. Num tacho ponha o vinho e água a aquecer, tempere com sal, e junte o piri-piri com um pequeno golpe, junta-lhe também as cenouras raladas, a cebola, os alhos e os tomates bem picados, com o louro,a salas e o tomilho faça raminho bem atado e introduza também no tacho, deixe levantar fervura e ponha os ossobucos, deixar ferver durante 1/2 hora.
Ao fim desce tempo retire do preparado o raminho de cheiros e o piri-piri. Verta todo o preparado para um tabuleiro de ir ao forno, juntamente com as batatas cruas. Vai ao forno já pre-aquecido durante 1 hora a temperatura de 250 graus. Sirva com azeitonas verdes recheadas com alcaparras.


Bom Apetite






sábado, 11 de setembro de 2010

Grelhados misto "Rodízio à brasileira"

Já aqui falei de "Grelhados mistos"Parrilha" (receita 05/06/10 ), hoje vou deixar uma outra maneira de fazer, desta vez um pouco mais abrasileirada. Ali no Brasil e muito frequente reunir a família e os amigos para um " churrasco", termo ai usado para denominar grelhados mistos. Como podem ver ai usa-se como acompanhamento o arroz, feijão preto, farofa (Aqui receita 23/01/10 ), na vez da celebre batata frita que se usa nos países europeus. Temos também ai uma saladinha tipo mineira, muito tradicional nos dias de churrasco. Ou seja ai também se usa o termo "Rodízio", mais nos restaurantes, para denominar a frequência que se serve os vários tipos de  carnes grelhadas, mas nos não estamos no brasil portanto a que improvisar  Para ser perfeito só falta mesmo um bom dia de sol e umas cervejinhas bem geladinhas.

Ingredientes; para os grelhados
200 gramas de entrecosto de porco
200 gramas de entremeada
200 gramas de salsichas fresca ( se for tipo toscana melhor )
200 gramas de asas de frango ou coxas
200 gramas de entrecosto de vitela
200 gramas de alcatra
sal grosso


Preparação
Depois de ascender as brasas e de elas estarem bem vivas (vermelhas), ponha as carnes a grelhar, e vá salpicando com sal grosso para temperar.


Ingredientes; para a salada
1 pimento médio vermelho picado
1 pimento médio verde picado
1 pimento médio amarelo picado
1 cebola media picada
100 gramas de milho doce
sal fino 
azeite
sumo de limão


Preparação
Misture todos os ingredientes e tempere com o sal,azeite e sumo do limão


Ingredientes; para o feijão preto
400 gramas de feijão preto cozido ou em lata ( pré-cozido )
2 dentes de alho picado
100 gramas de toucinho fumado cortado em tiras
1 tomate bem maduro
1 cebola media picada
1 folha de louro 
azeite


Preparação
Num tacho ponha uma boa golpada de azeite e comece por fazer um estrugido com a cebola, os alhos, o tomate, o louro e o toucinho, acrescente um pouco de vinagre para amaciar os temperos, levante fervura e ponha os feijões e uma doze igual de água, deixe ferver bem e esta pronto. Para preparação da farofa e do arroz branco ver receitas do dia 23/01/2010.

Bom Apetite



Arroz de legumes

Pois aqui estou eu a continuação a falar de arroz, hoje vou falar do arroz de legumes, que pode servir de acompanhamento em vários pratos ( panados, peixe frito,bifes,etc ). No arroz de legumes podes usar os mais variados tipos de legumes, segundo o gosto de cada um. Eu o faço de varias maneiras, as vezes ponho milho doce ou nozes, até já cheguei por passas ( na altura do natal ). Este arrozinho servi com uma boa tira de churrasco de vedella ( receita 17/01/10 ) estava uma delicia.

Ingredientes
400 gramas de arroz agulha
100 gramas de repolho cortado em tiras 
100 gramas de feijão verde cortado (vagens)
100 gramas de toucinho fumada em tiras
100 gramas de ervilhas
1 cenoura ralada
1 cebola media picada
2 dentes de alho picado
1/2 pimento vermelho picado
azeite
sal


Preparação
Num tacho ponha  azeite até cobrir o fundo, comece por por o toucinho e quando começar a fritar ponha a cebola, os alhos, o pimento e a cenoura, alourar tudo durante uns 5 minutos, de seguida acrescente os legumes e mexendo sempre deixe alourar mais 5 minutos. Findo este tempo acrescente o arroz, remexa tudo e acrescente água (2 medidas de água para 1 de arroz), tempere de sal e deixe cozer durante + ou -  15 minutos. Esta pronto, sirva com o que mais te apetecer.


Bom Apetite

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Arroz de frango no forno á Zezão

Hoje resolvi fazer um prato de arroz, na receita 23/01/10 dei umas dicas de como fazer um bom arroz. Hoje em dia o arroz esta na culinária de todo o mundo por ser muito versátil proporcionando deliciosos pratos, assim como imaginativos acompanhamentos. O arroz segundo uns originário da Ásia Meridional e do norte da Austrália, segundo outros da Índia e da China, o certo é que já existe há cinco mil anos. Na cozinha Portuguesa são manjares justamente afamado o arroz de lampreia, o de cabidela (07/08/10), o de pato, o de amêijoas e como sobremesa o arroz-doce, prato nacional indispensável em bodas e batizados. Na cozinha Espanhola é celebrado o arroz á valenciana ou as paellas. E do Oriente veio o arroz de caril, iguaria picante que já conta com muitos apreciadores  Todos nós sabemos do velho costume em atirar-se arroz cru aos noivos após a cerimoniado casamento, com este gesto deseja-lhe riqueza e prosperidade. A tradição teve origem dois mil anos antes de cristo, num Mandarim que ao casar a filha quis mostrar a sua riqueza  e nada melhor que utilizar arroz, simbolo de fartura, que mandou atirar em grande quantidade para as terras dos noivos.Aqui fica a minha receita muito simples e saborosa e lembre-se que, A tradição ainda é o que era.

Ingredientes
1 frango (até 1.2 kg)
500 gramas de arroz
100 gramas de toucinho fumado
1 cebola grande
1/2 pimento vermelho
2 cenouras
2 dentes de alho
1 copo de vinho branco
salsa
sal
azeite
tabasco

Preparação
 Depois do frango limpo corte aos pedaços pequenos e num tacho com azeite aloure toda a carne, entretanto pique a cebola,os alhos, o pimento e a salsa, rale as cenouras e corte o toucinho aos pedacinhos, junte tudo e deixe ao lume mais 5 minutos a alourar, tempere de sal e tabasco a gosto, introduza o vinho branco e deixe levantar fervura, junta-lhe o arroz e a água(1 medida de arroz para 2 de água) e deixe cozer, guando estiver a ponto de secar verta para uma travessa de ir ao forno, leve ao forno 180 graus durante 15 ou 20 minutos. Para acompanhar pode ser uma salada de tomates com oréganos.

Bom Apetite



domingo, 5 de setembro de 2010

Coelho à Zezão

Para preparar coelho a varias maneiras, o importante e saber que o coelho fica sempre mais saboroso deixando-o temperado inteiro ou aos pedaços, com sal,sumo de limão,vinho maduro tinto,2 dentes de alho picadinhos e louro, pelo menos durante 2 horas, ( de um dia para o outro melhor ). Esta receita e fruto de varias maneiras de fazer coelho, ( gosto de inovar e troco alguns ingredientes ) pode-se dizer que e muito parecida com o coelho a trasmontana.

Ingredientes
1 coelho grande e gordo
125 gramas de tiras de toucinho fumado
1 cebola grande
1 colher (das de sopa) de manteiga
2 colheres (das de sopa) de de banha de porco (pingue)
1 colher (das de sopa) de farinha de trigo
1 ramo de salsa
2 dentes de alho
2 chávenas (das de chá) caldo de carne
1 chavena (das de chá) de vinho maduro branco
1 latinha de azeitonas verdes(sem caroço)
azeite que baste
pão saloio que baste
sal


Preparação
Depois de deixar o coelho cortado aos pedaços nos temperos descritos em cima, (no minimo 2 horas) retire-os e deixe escorrer, entretanto num tacho deita-se o pingue, a manteiga e uma golpada de azeite e aloire a cebola aos gomos os alhos picados e o toucinho, retire estes ingredientes e reserve, na gordura que ficou deita-se os pedaços de coelho para alourarem um pouco mexendo sempre. polvilha se com farinha de trigo e logo que esta fique loira, acrescenta-se-lhe o caldo de carne (dissolver um cubo de carne em água quente),  o vinho e o ramo de salsa atado, deixar no lume uns 20 minutos, incorporam-se-lhe então as cebolas com os alhos e toucinho anteriormente aloirados, por em lume brando e quando estiver pronto, ( retira-se o ramo de salsa )mistura-se a lata das azeitonas.

Servir sobre fatias de pão saloio torradas acompanhado com legumes variados cozidos


Bom Apetite