Traductor

sábado, 23 de outubro de 2010

Crepes "panquecas"

Nada melhor para a merenda do que uma pilha de crepes, pois ai podes rechear com o que mais gostas.Esta receita ( da minha filha Simone "nossa crepeira oficial" )da para uns 40 crepes, se reduzirem para metade da para 20. Aconselho ater vários tipos de compotas ou doces e o insubstituível chocolate em creme, para poder rechear os crepes.

Ingredientes
500 gramas de farinha de trigo
150 gramas de açucar
2 colheres (das de sopa) de aromatizante "baunilha ou raspa da casca de laranja"
6 ovos
1 litro de leite
oléo que baste

Preparação
Numa vasilha misturar a farinha, o açúcar, os ovos e o aromatizante, acrescentar o leite pouco a pouco até ficar uma pasta  liquida e sem grumos. Deixar repousar de 15 a 20 minutos na própria vasilha tapada com um pano. Com uma Pela em lume baixo ponha um pouco de óleo ( muito pouco ) só a cobrir o fundo, verta um pouco de pasta das crepes e rodeie a Pela até cobrir todo o fundo, com ajuda de uma espatula de pau vire a crepe para que coza dos dois lados vire para um prato e repita a operação até acabar a pasta.

Bom Apetite

Entrecosto assado no forno à Alentejano

Na semana passada fizemos um prato do Alto Alentejo, hoje vamos fazer um do Baixo Alentejo, só que em vez de lombo vamos usar uma peça de entrecosto. Vamos la então para a cozinha.

Ingredientes
1 kg1/2 de entrecosto ( inteiro )
1 kg1/2 de batatas peguenas
1 copo de vinho branco
1 colher (das de sopa) de banha
1 colher (das de sobremesa) de colorau
2 laranjas
5 dentes de alho
pimenta em grão que baste
sal grosso
azeite

Preparação
Num almofariz pise o sal ( suficiente para temperar a carne ), os alhos descascados, alguns grãos de pimenta e o colorau. Com esta massa tempere a carne dentro de uma assadeira e tape com película aderente e deixe no frigorifico por duas horas para tomar gosto. Passado esse tempo retire do frigorifico e ponha as batatas descascadas a volta da carne, regue com vinho e a banha derretida e uma boa golpada de azeite. Vai ao forno assar durante cerca de 50 minutos ( entre 180 a 200 graus ), regando varias vezes a carne e as batatas com o próprio molho, se achar necessário junte um pouco mais de vinho. Quando as batatas ficarem macias e a carne bem alourada retire do forno e sirva enfeitado com gomos de laranjas, pode acompanhar com arroz branco ou legumes cozidos.

Bom Apetite

sábado, 16 de outubro de 2010

Lombo de Porco à Alentejana

Bem hoje resolvi fazer um prato tipico de Portugal, mais propriamente do Alentejo. Podemos dizer que a cozinha Alentejana é muito variável, graças a influencia Árabe e Moura em tempos remotos. Muito conhecido são os animais da raça suína Alentejana ( porcos ), que se caracterizam-se pela sua pele negra, sua carne é de grão fino, muito saborosa e suculenta.
Mas não tendo um bom lombo de porco Alentejano, vamos usar um lombo de porco normal e garanto-vos que o resultado é excelente.


Ingredientes
1 1/2 kg de lombo de porco
2 colheres (das de sopa) de massa de tomate
2 colheres (das de sopa) de pingue de porco "banha"
1 colher (das de sopa) de vinagre
1 limão (o sumo)
1 laranja (o sumo)
3 dentes de alho esmagados
1/2 copo de vinho branco
sal grosso que baste
azeite que baste


Preparação
Esfrega-se bem o lombo com sal e os alhos. Coloca-de numa assadeira, tempera-se com o sumo do limão e da laranja,vinho branco, vinagre e barra-se com o pingue e a massa de tomate. Deixa-se apanhar gosto por algumas horas ( no minimo 3 horas ). Findo esse tempo rega-se com azeite e vai ao forno assar ( uma hora aproximadamente), regando-se de vez em guando com o próprios temperos. Depois de assado, coloca-se numa travessa, rega.se com o molho coado e serve-se com batatas cozidas e aloiradas acompanhado com grelos salteados " receita 17/04/10".


Bom Apetite


domingo, 10 de outubro de 2010

Lulas com Natas



Recentemente apareceu no facebook uma reportagem sobre o restaurante O Gafanhoto (aconselho a visitar este restaurante, pois serve pratos muito tradicionais das nossas Gafanhas “ parabéns Paulo”), colocado por uma pessoa amiga, na qual outras duas pessoas amigas tiveram um pequeno desentendimento sobre “lulas com natas”.Claro que existe ( hoje em dia na cozinha tudo se pode fazer ), fui ao congelador vi que ainda tinha algumas lulas e resolvi fazer, procurei aqui nas minhas receita e fui para a cozinha. Na receita original este prato se faz ao lume num tacho na qual depois se acompanha com purê de batatas, ou arroz branco e batatas fritas, mas eu prefiro dar um ar mais vip e levo ao forno ( como o Bacalhau com natas Aqui) a gratinar. Não é dos meus preferidos, mas ate que não fica mal. 

Ingredientes
500 gr de lulas
500 gr de batatas ( para fritar ) 
1 Cebola grande 
4 Dentes de Alho 
1 Raminho de salsa 
1 Pacote de Natas 
1 Copo de vinho branco
Molho bechamel que baste (Aqui )
sumo de limão
1 colher (das de café ) de noz moscada
1 colher (das de café ) de colorau
1 colher ( das de café ) de pimenta
1 colher ( das de café ) de azeite
1 colher (das de café ) de caril
Sal que baste

Preparação
Depois das lulas bem lavadas e limpas, corte-as em rodelas com cerca de cinco mm de espessura e guarde-as. Num tacho com azeite deite os alhos esmagados e a cebola bem picada, quando a cebola começar a ficar translucida acrescente temperos, sal, pimenta, colorau e caril deixem refogar um pouco e deite as lulas cobra-as com o vinho branco e deixe-as cozer. Descasque as batatas e corte em palitos bem finos e frite em azeite. Enquanto isso adicione as lulas já meio cozidas o sumo de limão e as natas a salsa picadinha e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Num pirex deite as batatas fritas e por cima as lulas e cobra tudo com molho bechamel, leve a gratinar em forno moderado e sirva.


Pode acompanhar com uma boa saladinha de alfasce.

Bom Apetite

sábado, 2 de outubro de 2010

Caldeirada de Bifanas

As caldeiradas são pratos tradicionais do norte de Espanha e Portugal, preparada antigamente pelos pescadores com os peixes que ficavam presos nas redes e não servia para vender. Os restantes ingredientes era o que avia por ali a mão, batatas, alhos, cebolas, azeite louro e pimentos vermelhos. hoje em dia são mais bem elaboradas, na qual se adicionaram algumas especiarias, consoante a região e os seus costumes  Vou sugerir que troquem os peixes por bifanas ( bifes de porco cortado ligeiramente mais finas), verão que o resultado sera excelente.


Ingredientes
2 kg de bifanas
1 1/2 kg de batatas
2 tomates bem maduros
3 cebolas
4 dentes de alho
1 pimento vermelho
2 folhas de louro
1 ramo de salsa
1 colher (das de café) de colorau
1 colher (das de café) de açafrão
1 copo de vinho branco
azeite
sal grosso
piripiri a gosto 


Preparação
Corte as batatas e as cebolas as rodelas, os alhos laminados, o pimento as tiras e os tomates triturados, reserve. Num tacho largo ponha no fundo uma camada de cebolas, e vá pondo os ingredientes por camadas na seguinte ordem; batatas, bifanas, alhos, pimento, tomate, colorau, açafrão, sal e piripiri, repita  ate acabar os ingredientes, por cima de tudo ponha o ramo de salsa e o louro, regue com azeite e o copo de  vinho branco mais outro copo de água.
Deixe levantar fervura destapado, quando estiver a ferver reduza para minimo e deixe cozer tapado + ou - 1/2 hora. Retire a salsa e o louro e sirva numa travessa.


Bom Apetite