Lentilhas com chouriço á Zezão

Muitas vezes, nós nos esforçamos para fazer receitas mais exóticas, com ingredientes mais estranhos, com coisas mais difíceis. E nós olhamos para as coisas mais básicas, coisas que todo mundo come, que as vezes são excelentes manjares, por exemplo as lentilhas são um vegetal muito apreciado em quase todos os países e sua grande quantidade de nutrientes significa que eles têm muitas propriedades.Asim como ajudar com doenças cardíacas  e redução do colesterol e gorduras devido ao teor de fibra e fitato, para quem tem diabetes porque seus carboidratos são absorvidos muito lentamente, são anti-anêmicas, porque elas são ricas em ferro facilmente absorvido, são uma boa fonte de proteína, especialmente quando combinado com arroz. Quem diria, é são simplesmente lentilhas e muito fácil de as preparar, eu prefiro usar as pardinas ,pois cozem rapidamente e não preciza de demolhar muito. Bem aqui esta então uma receita de lentilhas a minha maneira.

Ingredientes
250 gramas de lentilhas
1 chouriço vermelho
1 cenoura
1 batata grande
1 cebola media
1 pimento verde (tipo italiano)
100 gramas de restos de presunto ( quando temos o presunto posto no suporte vai-se limpando os troscitos e pontas para esta ocasião )
1 folha de louro
2 dentes de alhos
1 colher (das de sopa) de farinha de trigo
1 colher (das de chá) de colorau (pimentão doce)
Azeite
Sal
Pimenta

Preparação
Duas horas antes ponha as lentilhas de molho ( ter atenção se não forem tipo pardinas , necessitaram mais tempo “12 horas no minimo” ). Passado esse tempo tire as impurezas que podem estar a boiar e escorra a água e ponha numa panela com bastante àgua temperada com pouco sal, o pimento inteiro e a folha de louro, leve ao lume médio a ferver durante ½ hora. Entretanto prepare os outros ingredientes, a cenoura descascada e as rodelas, a batata aos cubinhos, a cebola as rodelas, o restos de presunto ( depois de escaldados em àgua quente ) aos pedacinhos pequenos e o chouriço as rodelas, reserve. Passado a ½ hora de cozer as lentilhas retire o excesso de àgua ( deixando àgua suficiente para continuar a cozedura ) e coloque os ingredientes antes preparados e deixe cozer mais ½ hora desta vez em lume lento. Passado este tempo verifique o tempero do sal e se as lentilhas estão bem macias ( se necessário acrescente àgua e deixe cozer mais um pouco ). Estando as lentilhas prontas retire do lume, e numa pela  parte ponha uma boa golpada de azeite e aloure os alhos esmagados com casca ( não deixar torrar ), retire-os e ponha a farinha e o colorau, mexendo sempre, tempere de pimenta a gosto e verta por cima das lentilhas, mexa bem e sirva ainda quente.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares