Caldeirada mista de peixe

Como havia dito na receita de Ver aqui, as  caldeiradas são pratos tradicionais do norte de Espanha e Portugal, preparada antigamente pelos pescadores com os peixes que ficavam presos nas redes e não servia para vender. Mas ai nessa receita sugeri que troca-sem o peixe pela carne, hoje vamos fazer como manda a lei, ou seja vamos usar peixe. Seguiremos aquela receita, apenas com a diferença que em vez de usar sal, vamos usar Sal-de-Unto (sal com a banha derretida, depois de fazer os rojões na caldeira ). Nesta receita podemos usar todo tipo de peixe; lulas,camarão,carapau,pescada, bacalhau,raia, etc.

 Ingredientes
Uma posta de cada
peixe que possa encontrar
1 1/2 kg de batatas
2 tomates bem maduros
3
cebolas
4 dentes de alho
1 pimento vermelho
2 folhas de louro
1 ramo de salsa
1 colher (das de café) de colorau
1 colher (das de café) de açafrão
1 copo de vinho branco
azeite
sal-de-unto
piripiri a gosto


Preparação
Corte as batatas e as cebolas as rodelas, os alhos laminados, o pimento as tiras e os tomates triturados, reserve. Num tacho largo ponha no fundo uma camada de cebolas, e vá pondo os ingredientes por camadas na seguinte ordem; batatas, peixe, alhos, pimento, tomate, colorau, açafrão,e piripiri, repita ate acabar os ingredientes, por cima de tudo ponha o sal-de-unto, o ramo de salsa e o louro, regue com azeite e o copo de vinho branco mais outro copo de água.
Deixe levantar fervura destapado, quando estiver a ferver reduza para minimo e deixe cozer tapado + ou - 1/2 hora. Retire a salsa e o louro e sirva numa travessa.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares