Traductor

sábado, 30 de abril de 2011

Génoise de Morangos

Esta tarte levantou curisidade nas fotos, que a minha mulher  publicou no Facebook,sendo assim aqui esta a receita para esses gulosos todos.
Genoise é um bolo com o nome da cidade italiana de Gênova e intimamente relacionado com a cozinha italiana e francesa. Não usa nenhum fermento em pó, mas usa suspensão a ar na massa durante o processamento para dar volume. É um doce que usa ovos inteiros, ao contrário de outros que batem as gemas e claras em separadas os génoises podem ser enroladas enquanto estiver quente (para fazer rolos suíços ou tortas de Natal) ou empilhados em vários andares para preenchê-la com uma sobremesa gelada. Usado recheios diferentes, como geleia, chocolate, creme de frutas e chantilly, etc. O doce é notável pela sua textura elástica e um pouco seco, por isso é muitas vezes molhado com xaropes aromatizados. Nesta receita usei dois tipo de recheios, um de chocolate e outro de um creme tipo pasteleiro, a foto foi tirada já com a tarte a meio para terem uma ideia.


Ingredientes

para a massa;
4 ovos
120 gramas de açúcar
60 gramas de farinha
60 gramas de fécula de batata
60 gramas de amêndoas moídas
30 gramas de manteiga derretida
2 colheres ( de café ) de essência de baunilha

 para o recheio;
800 gramas de morangos ( eu aqui alternei com kiwi )
50 cl de leite
1 colher ( de café ) de essência de baunilha
4 gemas
100 gramas de açúcar
40 gramas de farinha
50 cl de natas para montar
125 gramas de manteiga derretida

para o xarope;
50 gramas de açúcar
3 colheres (de sopa ) de conhaque ou rum

Preparação; massa 
Bata os ovos e o açúcar com a batedeira até obter um composto esbranquiçado,espumoso e muito consistente. Incorpore no preparado a farinha, a fécula, as amêndoas moídas, a essência de baunilha e a manteiga derretida. Devida o preparado em 3 partes, unte e enfarinhe uma forma com abertura lateral, deite uma parte, leve ao forno pré-aquecido 210º  a cozer durante 25 minutos, desenforme e deixe arrefecer. Querendo pode fazer tudo de uma vez e depois de frio corte em 3,
Preparação;  recheio
Leve o leite a levantar fervura com a essência de baunilha, a parte bata as gemas com o açúcar e quando estiver espumoso, acrescente a farinha, mexa, misture com o leite ainda quente, leve ao lume à ebulição mexendo sempre com uma batedeira.
Preparação; xarope
com o  conhaque, as 80 gramas de açucar e um pouco de água num tacho em lume brando faça um xarope.

Montagem da tarte
Coloque o primeiro disco de massa no prato que vai servir, umedeça-o com um pouco de xarope e barre com  o recheio ( querendo pode usar só natas batidas com açúcar ou alternar com outro recheio; ex. chocolate ) e pedaços de morangos ( neste génoise usei também kiwi ), cubra com outro disco e repita a operação, por fim sobreponha o terceiro disco e espalhe por cima chocolate derretido ( enfeite a gosto ), dos lados pode barrar com o resto das natas restante. Leve a o frigorífico até a hora de servir.


Bom Apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário