Salmão Provençal à Zézão


O salmão é um grande peixe da família Salmonida que também inclui as trutas. A cor vermelha do salmão é devido a um pigmento, o salmão é basicamente um peixe branco, o pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares que são ingeridos. O salmão adulto é alimento de focas, ursos, tubarões, baleias e seres humanos. Como fonte alimentar para os humanos, destaca-se por ter alto teor de ômega 3.Os japoneses são seus maiores apreciadores, na qual é muito conhecido como o peixe do sushi. O salmão pode ser preparado de varias maneiras, fatiado cru como sashimi, defumado, grelhado, assado e ensopado. Como vem é um peixe de sabor riquíssimo e muito versátil. Uma das coisas que gosto no salmão é que ele é muito fácil e simples de preparar. Resolvi falar hoje do “Salmão”para dedicar ao meu amigo Rui Maciel, que é um apreciador deste peixe.

Ingredientes
4 postas de Salmão fresco
1 colher ( das de café ) Manjericão
1 colher ( das de café )Tomilho
1 colher ( das de café ) Alecrim
1 colher ( das de café ) Orégano
Sal e pimenta a gosto
Azeite que baste
4 colheres (das de sopa ) de manteiga
Suco de ½ limão

Preparação
Disponha as postas de salmão em uma travessa refratária e salpique com as 4 ervas, adicione sal e pimenta a gosto e regue com um fio de azeite, cubra a travessa com papel alumínio tapando bem para que asse no seu vapor e não fique muito seco, leve ao forno 15 minutos à temperatura em potência alta (verificar pois pode variar o tempo de forno para forno), querendo no fim pode tirar o papel alumínio e deixar tostar um pouco as postas. Sirva com “batatas à pobre” e com uma noz de manteiga com ervas, que se prepara da seguinte maneira; Bata a manteiga até ficar em consistência de creme e adicione as mesmas ervas descrita acima e o suco de limão. Ao empratar em cima de cada posta ponha uma pequena noz deste preparado.

Batatas à pobre

São umas batatas muito simples de fazer e podem tanto acompanhar peixe como carne, aqui deixo uma receita só com cebolas, mas querendo pode-se acre-sentar pimentões vermelhos ou verdes

Preparação
Depois das batatas descascadas corte as rodelas com 0.5mm de espessura. Leve ao lume uma sertã (que tenha tampa) com azeite e uma cebola as rodelas, quando a cebola começar a ficar trans lúcida coloque a as batatas mexendo sempre para não pegar, quando começarem a ficar meias cozidas tempere de sal e tape com a tampa e deixe acabar de cozer no seu vapor. Antes de servir salpique com salsinha picada.

Bom Apetite

Comentários

  1. que belo prato, uma sugestão que vou apontar. Adoro salmão.

    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares