Traductor

sábado, 30 de abril de 2011

Génoise de Morangos

Esta tarte levantou curisidade nas fotos, que a minha mulher  publicou no Facebook,sendo assim aqui esta a receita para esses gulosos todos.
Genoise é um bolo com o nome da cidade italiana de Gênova e intimamente relacionado com a cozinha italiana e francesa. Não usa nenhum fermento em pó, mas usa suspensão a ar na massa durante o processamento para dar volume. É um doce que usa ovos inteiros, ao contrário de outros que batem as gemas e claras em separadas os génoises podem ser enroladas enquanto estiver quente (para fazer rolos suíços ou tortas de Natal) ou empilhados em vários andares para preenchê-la com uma sobremesa gelada. Usado recheios diferentes, como geleia, chocolate, creme de frutas e chantilly, etc. O doce é notável pela sua textura elástica e um pouco seco, por isso é muitas vezes molhado com xaropes aromatizados. Nesta receita usei dois tipo de recheios, um de chocolate e outro de um creme tipo pasteleiro, a foto foi tirada já com a tarte a meio para terem uma ideia.


Ingredientes

para a massa;
4 ovos
120 gramas de açúcar
60 gramas de farinha
60 gramas de fécula de batata
60 gramas de amêndoas moídas
30 gramas de manteiga derretida
2 colheres ( de café ) de essência de baunilha

 para o recheio;
800 gramas de morangos ( eu aqui alternei com kiwi )
50 cl de leite
1 colher ( de café ) de essência de baunilha
4 gemas
100 gramas de açúcar
40 gramas de farinha
50 cl de natas para montar
125 gramas de manteiga derretida

para o xarope;
50 gramas de açúcar
3 colheres (de sopa ) de conhaque ou rum

Preparação; massa 
Bata os ovos e o açúcar com a batedeira até obter um composto esbranquiçado,espumoso e muito consistente. Incorpore no preparado a farinha, a fécula, as amêndoas moídas, a essência de baunilha e a manteiga derretida. Devida o preparado em 3 partes, unte e enfarinhe uma forma com abertura lateral, deite uma parte, leve ao forno pré-aquecido 210º  a cozer durante 25 minutos, desenforme e deixe arrefecer. Querendo pode fazer tudo de uma vez e depois de frio corte em 3,
Preparação;  recheio
Leve o leite a levantar fervura com a essência de baunilha, a parte bata as gemas com o açúcar e quando estiver espumoso, acrescente a farinha, mexa, misture com o leite ainda quente, leve ao lume à ebulição mexendo sempre com uma batedeira.
Preparação; xarope
com o  conhaque, as 80 gramas de açucar e um pouco de água num tacho em lume brando faça um xarope.

Montagem da tarte
Coloque o primeiro disco de massa no prato que vai servir, umedeça-o com um pouco de xarope e barre com  o recheio ( querendo pode usar só natas batidas com açúcar ou alternar com outro recheio; ex. chocolate ) e pedaços de morangos ( neste génoise usei também kiwi ), cubra com outro disco e repita a operação, por fim sobreponha o terceiro disco e espalhe por cima chocolate derretido ( enfeite a gosto ), dos lados pode barrar com o resto das natas restante. Leve a o frigorífico até a hora de servir.


Bom Apetite

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Salmão Provençal à Zézão


O salmão é um grande peixe da família Salmonida que também inclui as trutas. A cor vermelha do salmão é devido a um pigmento, o salmão é basicamente um peixe branco, o pigmento vermelho é feito através das algas e dos organismos unicelulares que são ingeridos. O salmão adulto é alimento de focas, ursos, tubarões, baleias e seres humanos. Como fonte alimentar para os humanos, destaca-se por ter alto teor de ômega 3.Os japoneses são seus maiores apreciadores, na qual é muito conhecido como o peixe do sushi. O salmão pode ser preparado de varias maneiras, fatiado cru como sashimi, defumado, grelhado, assado e ensopado. Como vem é um peixe de sabor riquíssimo e muito versátil. Uma das coisas que gosto no salmão é que ele é muito fácil e simples de preparar. Resolvi falar hoje do “Salmão”para dedicar ao meu amigo Rui Maciel, que é um apreciador deste peixe.

Ingredientes
4 postas de Salmão fresco
1 colher ( das de café ) Manjericão
1 colher ( das de café )Tomilho
1 colher ( das de café ) Alecrim
1 colher ( das de café ) Orégano
Sal e pimenta a gosto
Azeite que baste
4 colheres (das de sopa ) de manteiga
Suco de ½ limão

Preparação
Disponha as postas de salmão em uma travessa refratária e salpique com as 4 ervas, adicione sal e pimenta a gosto e regue com um fio de azeite, cubra a travessa com papel alumínio tapando bem para que asse no seu vapor e não fique muito seco, leve ao forno 15 minutos à temperatura em potência alta (verificar pois pode variar o tempo de forno para forno), querendo no fim pode tirar o papel alumínio e deixar tostar um pouco as postas. Sirva com “batatas à pobre” e com uma noz de manteiga com ervas, que se prepara da seguinte maneira; Bata a manteiga até ficar em consistência de creme e adicione as mesmas ervas descrita acima e o suco de limão. Ao empratar em cima de cada posta ponha uma pequena noz deste preparado.

Batatas à pobre

São umas batatas muito simples de fazer e podem tanto acompanhar peixe como carne, aqui deixo uma receita só com cebolas, mas querendo pode-se acre-sentar pimentões vermelhos ou verdes

Preparação
Depois das batatas descascadas corte as rodelas com 0.5mm de espessura. Leve ao lume uma sertã (que tenha tampa) com azeite e uma cebola as rodelas, quando a cebola começar a ficar trans lúcida coloque a as batatas mexendo sempre para não pegar, quando começarem a ficar meias cozidas tempere de sal e tape com a tampa e deixe acabar de cozer no seu vapor. Antes de servir salpique com salsinha picada.

Bom Apetite

sábado, 16 de abril de 2011

Sames com grão -de -bico


Lembram da receita do dia 11/12/2010, foi uma feijoada de “Sames”. Hoje vamos fazer os tais ditos Sames com grão-de-bico, uma maneira diferente mas muito saborosa.

Ingredientes
800 gramas de grão-de-bico já de – molhado
500 gramas de sames salgados já de – molhado
1 dente de alho
1 cebola grande
Ovos cozidos que baste
Sal grosso
1 ramo de salsa
Azeite

Preparação
Coza o grão-de-bico com o dente de alho e um fio de azeite temperado com sal, a parte coza os sames com meia cebola inteira. Estando tudo cozido numa travessa junte tudo, enfeite com os ovos laminados e salpique com a outra meia cebola e a salsa picada, deite um fio de azeite por cima e sesta pronto a comer.

Bom Apetite

domingo, 3 de abril de 2011

Polvo à Lagareiro


Este prato normalmente faz-se com bacalhau, O Polvo à lagareiro também  é uma prato culinário típico de Portugal. Como o nome indica, é confeccionado com polvo. A expressão lagareiro designa um indivíduo que trabalha num lagar, na produção de azeite. É utilizada neste contexto devido à quantidade abundante de azeite que é usada para regar o prato preparado, o mesmo acontece com o bacalhau à lagareiro “receita16/01/2010". Existem varias versões tanto do polvo como do bacalhau, mas uma das mais populares e o de ser grelhado e depois regado com azeite quente e alhos laminados.

Ingredientes
1 kg de tentáculos de polvo
1 kg de batatas media branca
4 dentes de alhos
1 cebola grande
Salsa
Sal grosso
Azeite que baste

Preparação
Depois das batatas bem lavadas, ponha a cozer com a casca com bastante sal grosso, de pois de cozidas escorra da água e deixe arrefecer na panela. Entretanto tenha já o polvo preparado para cozer e deixe-o ficar bem mas-cio ( ver receita de 28/08/2010 para prepará-lo). Depois de cozido corte os tentáculos e grelhar nas brasas, reserve, entretanto de um murro nas batatas e ponha num tabuleiro e leve ao forno a 220º (com gril ) para ficarem tostadas. Sirva regado com azeite quente e os alhos laminado, salpique com salsa e cebola picada.

Bom Apetite

Filetes de pescada com legumes assados

Bem este prato nasceu de mais um dia do "não sei o que fazer", depois de dar muitas voltas, tirei filetes de pescada para fazer " Á lá plancha " ( na chapa ), ok boa escolha, mas para comer acompanhado com que???????. Legumes!!!!!!. Ok. Cozidos....uummm....e quem fizesse no forno. Bem vamos la experimentar, e foi assim que nasceu este prato.

Ingredientes 
1 kg de filetes de pescada
3 cenouras
6 a 8 batatas brancas
1/2 repolho
1 cebola
2 dentes de alho
1 limão
sal
azeite
pimenta
Farinha de trigo

Preparação
Tempere os filetes com sal,pimenta, um dente de alho picado e o limão as rodelas, reserve. Num tabuleiro de ir ao forno deite por baixo um fio de azeite e ponha as batatas descascadas e aos gomos ,as cenouras descascadas as tiras. a cebola as rodelas e o repolho depois de lavado cortado em juliana ( em tiras grossas ), pique o outro dente de alho e tempere de sal. Leve ao forno moderado (180º) entre 30 a 45 minutos mexendo de vez em quando. Entretanto passe os filetes por farinha de trigo e grelhe numa chapa de cozinha ( de grelhar), sirva enfeitado com um raminho de salsa.

Bom Apetite