Traductor

sábado, 27 de agosto de 2011

Entrecosto com Cominhos


O cominho e uma planta muito antiga que foi utilizado por várias civilizações, desde os celtas antigos, passando pelos romanos e chegando aos árabes. De sabor diferente, ligeiramente amargo  ficando entre o da pimenta e o anis, cativou muitos adeptos. Em Portugal ( norte) se usa muito esta especiaria, em alguns pratos de carnes ou até em alguns enchidos. Hoje voz trago aqui uma receita que fez o maior sucesso quando fiz cá em casa, apesar de seu forte sabor todos gostaram. E aqui esta a receita testada e aprovada.

Ingredientes
1 kg de entrecosto de porco
4 dentes de alhos
1 copo de vinho branco
1 colher (das de sopa) de colorau
1 colher (das de sopa) de salsa picada
1 colher (das de chá) de cominhos
1 folha de louro
1 kg de batatas ( de preferência das vermelhas)
Sal e pimenta a gosto
Azeite e óleo que baste

Preparação
Marine a carne com  os alhos esmagados,o vinho, o colorau, o louro,sal, pimenta e os cominhos durante umas 4 horas. Retire a carne juntamente com os alhos e frite no azeite, estando frito junte a marinada e coza. Entretanto descasque e corte as batatas aos cubos e frite em óleo, escorra e tempere de sal e pimenta. Junte as batatas já fritas com à carne e envolva, retifique os temperos e acrescente a salsa picada. Sirva de imediato com um arroz branco.

Bom Apetite

Novo Nome


Devido a coincidência do nome do meu Blog com outros sites similares  principalmente a revista “Segredos de Cozinha”, e a pagina do Face book com o mesmo nome. Devido a dificuldade de encontrar (através da pesquisa do Google ) o meu blog ( segundo algumas pessoas amigas ). E Porque eu não quero causar problemas a ninguém, nem ter problemas, resolvi mudar o nome do Blog.
A morada continua a ser a mesma ( www.cozinha-do-zezao.blogspot.com ) mudando apenas o nome de “Segredos de Cozinha” para “Eu os Tachos e a Cozinha”.
 Sendo que no FaceBook continuo com o mesmo nome "Segredos de Cozinha"(por não ser possível alterar o nome com mais de 100 utilizadores)
De resto continua tudo na mesma, continuarei a por receitas e passar tudo aquilo que sei fazer. Lembro também que todas as receitas que publico são feitas por mim, umas originais minhas, outras de livros de culinária que tenho e algumas de pesquisas, mas todas com um toque pessoal.
Sendo assim a todos os meus seguidores Bom Apetite

                                                                                    Encamp. 27 de Agosto de 2011
                                                                                            José Cardoso

domingo, 21 de agosto de 2011

Feijoada de leitão á Ti Adélia

Esta receita foi passada a mim pela Adélia do Julio (do antigo café king bar). Tudo começou com uma foto de uma Feijoada tirada na casa do Tonito, na qual eu tirei. Depois de mostrar a foto a algumas pessoas quiseram a receita e como nunca tinha feito, tive que pedir a minha boa amiga que me a passasse, e aqui estou eu passando para vocês. Esta receita que é um resultado ‘colateral’ de uma das iguarias mais famosas da região da Bairrada em Portugal. Claro que estou a falar do Leitão Assado à Bairrada. A Feijoada de Leitão possivelmente tem origem na Bairrada e é  uma delicia (pelo menos esta que eu provei). Trata-se de aproveitar (cabeça,pés e alguma parte mais alta ) as sobras do leitão assado que muitas vezes são desprezadas  a que se juntam feijão branco cozido na hora num refogado bem puxado.

Ingredientes
Sobras de leitão
1 cebola media picada
4 dentes de alhos picados
1 folha de louro
1 pezinho de salsa picada
1 copo de vinho branco
1 cenoura grande
1 colher (de sopa) de banha
500 gramas de feijão branco de-molhado
Azeite
sal
molho de leitão

Preparação
Cozer o feijão com a cenoura inteira temperado com pouco sal, estando cozido reserva-se os feijões e cenoura na qual se corta as rodelas. Num tacho Põe-se o azeite e a banha a aquecer, na qual se faz um bom refogado com a cebola, os alhos, a salsa e a folha de louro, a meio acrescente o vinho e deixe ferver bem para evaporar o álcool do vinho. Neste refogado coloca-se as sobras do leitão aos pedaços e a cenoura, deixe apurar ( se necessário  acrescente um pouco de água de cozer os feijões)e tempere com molho leitão a gosto ( ter atenção que o molho leitão e bem apimentado e salgado ). Por fim acrescenta-se o feijão com a própria  água e deixa-se ferver um pouco para apurar bem, sirva com um arrozinho branco.

Bom Apetite

sábado, 20 de agosto de 2011

Salada "4 de Agosto"

Bem estamos em pleno verão e nada melhor que pratos leves por isso depois desta minha ausência, resolvi começar com uma coisa leve. Mais uma vez foi num daqueles dias que não se sabe o que fazer. As vezes são dias em que se vai para cozinha e cria-se verdadeiros pitéus. Foi numa quinta feira, fazia um calor de matar, abri o frigorifico, olhei e pensei uma “saladinha”. Comecei a tirar tudo que via por ai; tomate,alface,pimentão,cenoura,fiambre, etc. Piquei o tomate e o pimentão, ralei a cenoura, cortei a alface em Juliana, o fiambre aos quadradinhos, misturei uma lata de milho doce, uma de atum e algumas bagas de Goji ( Bagas Goji do Tibete é uma fruta com alto teor de antioxidantes naturais, são altamente recomendadas para  uma saúde correta ). E aqui esta o resultado, uma refeição leve, saúdavel e nutriente. Servi com duas rodelas de queijo de cabra, um gomo de limão e uma colherada de maionese, por cima um fio de creme balsâmico.

Bom Apetite