Bolo de ananás

Vasculhando aqui pelas minhas receitas (algumas não passam de apontamentos ou sugerencias de como preparar, coisas que apontava quando aprendia algo), procurando uma receita de Bolo de ananás. Bem a pouco tempo uma das minhas seguidoras me pediu para publicar, (alias até tenho aqui um montão de pedidos em atraso) uma receita desse bolo. Eu até queria publicar já a algum tempo, até tenho a receita aqui na minha cabeça, mas é sempre bom da uma olhada na receita, pois pode haver algum pormenor importante que a gente esquece. Até porque existem por ai muitas receitas, umas simples outras mais complicadas e a gente vai fazendo até que acertamos com uma receita e ficamos a gostar desse bolo.

Ingredientes
10 rodelas de ananás natural ou de lata
2 chavenas (de chá) de farinha
5 ovos inteiros
1 ½ chávenas (de chá) de açúcar
150 gramas de manteiga
1 colher (de chá) de fermeto
150 ml de caramelo liquido
2 colheres (de sopa) de conhaque ou brandy
2 colheres (de sopa) de açúcar

Preparação
Sendo de ananás natural  depois de cortar as rodelas retire o centro e reserve, sendo de lata escorra as rodelas e reserve o sumo. Ponha o açúcar e a manteiga numa tigela e bata com a batedeira até virar creme, sempre a bater junte os ovos um a um, sempre com a batedeira a andar a volta. Junte o fermento continue a bater e vá juntando a farinha aos poucos, no fim junte a essa mistura 2 rodelas de ananás natural trituradas na varinha mágica, batendo sempre até ficar uma massa homogêneo. Sé for ananás de lata triture só uma rodela misturado com um pouco de sumo do ananás.
Numa forma ( eu prefiro sem buraco) bem untada com caramelo espalhe as rodelas de ananás no fundo ( pode fazer um caramelo na própria forma com uma chávena ( de chá) de açúcar com 2 ou 3 colheres (de sopa) de água em lume lento, espalhar bem na forma e deixar esfriar antes de espalhar as rodelas de ananás), verta a massa e leve a cozer no forno a 180º  em banho-maria durante 1 hora aproximadamente. Entretanto faça uma calda, ponha os centros do ananás natural a ferver numa chávena de água (tipo fazer um chá), quando ferver retire os caroços e adoce com 2 colheres de açúcar e aromatize com o conhaque. Sé for ananás de lata ferva um pouco de água dissolva o açúcar, misture o restante sumo da lata e aromatize com o conhaque e reserve, quando o bolo estiver pronto retire do forno deixe arrefecer um pouco e espalhe a calda preparada por cima, deixe arrefecer totalmente antes de virar o bolo da forma. Vera que assim o bolo fica bem húmido e é uma delicia.

Bom Apetite

Comentários

  1. olhe desculpe ,nos ingredientes nao vejo que tanha la fermento,e depois diz para juntar o fremento ao preparado?e qual e a quantidade que se deve ce juntar?se nao se importa gostava de saber a qunticade que se deve de juntar,obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela Observação, é já esta corrigido. São coisas que passam.

      Eliminar
  2. Embora o bolo seja bom, mas a receita está um pouco confusa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Srº anonimo, gostaria de saber aonde esta a confusão ou que parte da receita não percebe. Criticar é fácil né.
      Já agora por que não identifica-te para eu poder responder. Sé houver algo que possa ajudar estou aqui.

      Eliminar
  3. Adoro bolo de ananas e faço-o bastante na minha casa, nao tem nada de confuso, é simplesmente perfeito e adorei a idéia de colocar calda e conhaque para molhar o bolo, esperimentei e realmente tem um sabor inconfundivel, DLICIOSO.
    Parabéns pelas receitas, adoro Portugal e realmente a culinária é tudo de bom.
    Irei experimentar outras, espero que sejam tâo boas quanto esta.
    Um abraço, Iral'ucia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como costumo dizer: A culinária não é uma arte, mas sim um estado de espirito. Bom Apetite.

      Eliminar
  4. Ola , este bolo e muito bom , eu nunca o fiz, mas ja comi muitas vezes, agora como tenho a receita vou tentar faze-lo, a receita esta muito bem explicada, esta de parabens, obrigada, por mais um bolo delicioso

    ResponderEliminar
  5. ola! fiz este bolo hoje e ficou muito bem e gostei imenso!
    parabéns e obrigada!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares