Costela de porco no forno


Este prato é muito parecido com o Entrecosto no forno à Alentejana que já publiquei no dia 23 de outubro de 2010. Sendo a preparação muito idêntica com a diferença de que em vez de uma peça inteira de entrecosto usaremos as costelas inteiras de porco separadas entre os ossos. A que salientar a tradição da pastoreia no Alentejo e a criação de porcos pretos, na qual a sua carne tem um sabor inconfundível. Também ter em conta o grande número de plantas aromáticas que se encontram nos seus campos, na qual levam até à mesa algumas receitas mais conhecidas em todo Portugal.

Ingredientes
1 kg1/2 de entrecosto cortado entre os ossos da costela
1 kg1/2 de batatas medias
1 copo de vinho branco
1 colher (das de sopa) de banha
1 colher (das de sobremesa) de colorau

 5 dentes de alho
pimenta em grão que baste

1 ramo de coentros
sal grosso
azeite


Preparação
Num almofariz pise o sal ( suficiente para temperar a carne ), os alhos descascados, alguns grãos de pimenta e o colorau. Com esta massa tempere a carne dentro de uma assadeira e tape com película aderente e deixe no frigorifico por 2 a 3 horas para tomar gosto. Passado esse tempo retire do frigorifico e ponha as batatas descascadas a volta da carne, regue com vinho e a banha derretida e uma boa golpeada de azeite. Vai ao forno assar durante cerca de uma hora ( entre 180 a 200 graus ), regando varias vezes  a carne e as batatas com o próprio molho, se achar necessário junte um pouco mais de vinho. Quando as batatas ficarem macias e a carne bem alourada retire do forno e polvilhe com coentros picados e sirva. Acompanhe com arroz branco.


Bom Apetite

Comentários

  1. Maravilhosa!!!
    Fiz ontem, domingo pro almoço. Servi com arroz branquinho e feijão preto com carne-seca e bacon. Todo mundo comeu de repetir. A receita é realmente muito fácil.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares