Ravioli com molho cremoso de tomate

Massas, todos os países do mundo tem pelo  menos um prato com uma espécie de massa, já aqui falei mais ou menos da sua origem ou pelo menos julga-se que foi Marco Polo quem introduziu a massa em Itália, após seu regresso da sua expedição à China, no séc. XIII. Mas também contam as historias que já existiam uns tipos de massas na Roma imperial. Uma dessas massas que poderá ter levado Marco Polo  para Itália são os Raviolis, conhecidos na China por “jiaozi”, na qual também  fala-se que já existia uma massa chamada “raviuoli”, com a diferença de esses serem de forma arredondada.  Com tantas historias pelo menos uma coisa é certo, é que só depois do regresso de Marco Polo a Itália a massa tornou-se um prato comum entre os italianos na qual trataram de espalhar por todo o mundo, Um dos países onde os raviólis tornaram-se  muito populares foi Argentina, ao ponto de já fazerem parte da gastronomia argentina, provavelmente levado por algum emigrante italiano.
 Claro que existem nos supermercados ravióli já prontos, mas não tem nada a ver com os caseiros, depois de fazê-los vera que valera a pena.

Ingredientes

“para a massa”
4 chávenas (de chá) de farinha de trigo
1/3  chávena (de chá) de água morna
1 colher (de sopa) de óleo
½ colher (chá) de sal

“para o recheio”

350 gramas de carne de vaca  em bifes
1 ovo
2 colheres (de sopa) de azeite
½ colher (de chá) de orégãos
½ colher (de chá) de manjericão
Sal que baste

“para o molho”

250 ml de natas
500 ml de tomate triturado
2 colheres (de sopa) de farinha
2 colheres (de sopa) de manteiga
Sal e pimenta a gosto

Preparação
Peneire a farinha e o sal para dentro de uma tigela, junta-lhe os ovos um amassando sempre, adicione a água lentamente e amasse durante 15 minutos  até ficar bem macio e depois deixe repousar outros 15 minutos. Com a ajuda de um rolo estenda a massa e polvilhe levemente com farinha, dobre em 3 e estenda de novo, repita a operação mais 5 vezes. Estenda então a massa com o rolo até obter uma espessura bem fina pronta a manobrar da forma que  quiser. Corte em folhas e cubra com um pano úmido para não secar, reserve.
Entre aqueles 15 minutos  de espera de prepara a massa, pode prepara o recheio da seguinte maneira; aqueça o azeite e aloure os bifes, escorra os bifes e reserve. Corte os bifes em tirinhas bem finas e junte o ovo picado com as especiarias e tempere de sal, querendo pode juntar-lhe um pouco de queijo da sua preferência (opção).
Sobre uma folha de massa estendida coloque pequenas porções do recheio, umedeça a volta dos montinhos de carne e cubra com outra folha de massa. Corte a volta dos recheios com um cortador de rissóis ou de pizza. Repita a te acabar os ingredientes e reserve.
Num tachinho, derreta a manteiga e junte a farinha e leve  a lume brando durante 2 minutos mexendo sempre, junte as natas e dixe ferver um pouca até espessar.  Retire do lume e junte o tomate triturado batendo sempre, volte ao lume brando, tempere de sal e pimenta a gosto e dixe cozer uns 20 minutos. Entretanto uns 5 minutos ante s de findar o molho coza os ravióli num tacho grande com água a ferver entre 2 a 4 minutos, ou até flutuarem. Escorra e deite numa travessa, deite o molho e sirva ou sirva separado para que cada um ponha a quantidade desejada de molho.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares