Cricos à Zezão (berbigão)


 Ainda la pelos lados dos Algarves hoje trago-vos um prato de um marisco muito abundante na Ria Formosa (Algarve) na ao qual tem pouco valor, comparado com a conquilha ou a amêijoas. O berbigão com um sabor muito característico (sabor do mar), pois destes três bivalves, é o que tem mais sabor, por acumular dentro do miolo uma certa percentagem de água. Outrora muito abundante também na ria de Aveiro, conhecidos como "cricos", onde em muitos domingos de verão serviam de petisco na tainadas, abertos na chapa regados com sumo de limão ou na frigideira com alho e coentros. Pois hoje vamos caprichar um pouco, tornando em um bom prato ou uma boa entrada.

Ingredientes
500 gramas de berbigão (limpos de areia, preferencialmente em água do mar durante 2 horas antes de confeccioná-los)
1 tomate grande e maduro
4 dentes de alhos
1 chouriço vermelho (preferencialmente picante)
1 Copo de vinho branco

1 limão
1 ovo cozido
Coentros que baste
Azeite que baste
Fatias de pão saloio torradas


Preparação
Num tacho apenas com um pouco de água (do mar) para cobrir o fundo abrem-se os berbigões. Logo que estejam abertos, apaga-se o lume, retiram-se os berbigões do tacho com uma escumadeira, resguardando a água  pois esta servirá para confeccionar o molho (caso não tenha água do mar, usar água normal com sal suficiente para temperar).
 Numa frigideira larga, aloura-se os alhos picados junto com o chouriço as rodelas (caso não queira picante use um choriço normal), com azeite em lume brando, quando os alhos começarem a ficar alourados, junta-se o vinho branco e deixa-se evaporar o álcool, logo em seguida junta-se o tomate bem picado e sem pele mexendo sempre com o lume brando ate  o tomate cozer. Junta-se um pouco da água de abrir os berbigões com o cuidado para não trazer areia. Convém deitar pouca água para que o molho não fique salgado, pois estamos a juntar água do mar com respectivo sal.
Deixa-se cozer até formar um molho homogêneo e ligeiramente espesso. Quando o molho estiver no ponto ( ligeiramente espesso), juntam-se os berbigões abertos e os coentros picados e mistura-se com cuidado. Verta por cima de duas torradas de pão, enfeite com limão e polvilhe com o ovo picado e sirva de imediato.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares