Sepia a la plancha


 La Sepia em Português choco” é um molusco que tem pouca gordura, mas é muito rico em proteína de alta qualidade biológica, como ferro, magnésio, sódio, fósforo. Esta receita é adequado para todas as faixas etárias, especialmente para aqueles que devem realizar uma dieta baixa em calorias e gorduras, sem exceder a quantidade de azeite. Aqui compro congeladas, pois já vem praticamente lavadas e limpas, mas se usarem frescas a que lava-las bem e retirar as tripas.
Para acompanhar pode usar a receita de batatas para acompanhamento, ou servir com batatas à pobre uma receita que já aqui publiquei numa receita com salmão, só que resolvi caprichar mais na confecção das batatas

Ingredientes
4 sepias
4 dentes de alhos
Sumo de ½ limão
Salsa que baste
Sal que baste
Azeite que baste

Preparação
Aquecer bem uma chapa (plancha) de grelhar verta por cima um fio de azeite, coloque os chocos a grelhar cerca de 15 segundos de cada lado apertando firme contra a chapa com uma espátula, acrescentar os alhos esmagados e mais azeite se necessário, continue a grelhar mais 1 ½ de cada lado pressionando sempre com a espátula. Tempere de sal, regue com sumo de limão e sirva ainda quente com salsa picada.

Com Batatas à pobre


São umas batatas muito simples de fazer e podem tanto acompanhar peixe como carne, aqui deixo uma receita  mais bem elaborada, alem das tradicionais cebolas. 

Ingredientes
1 kg de batatas
1 cebola as rodelas
1 pimentão italiano (estreito e comprido) as rodelas
1 lata de cogumelos laminados
1 tomate maduro as rodelas
Sal e azeite que baste

Preparação
Depois das batatas descascadas corte as rodelas com 0.5mm de espessura. Leve ao lume uma sertã (que tenha tampa) com azeite e a cebola, o pimentão, os cogumelos e o tomate, quando a cebola começar a ficar trans lúcida coloque a as batatas mexendo sempre para não pegar, quando começarem a ficar meias cozidas tempere de sal e tape com a tampa e deixe acabar de cozer no seu vapor. Antes de servir pode salpicar com salsinha picada ou enfeitar com azeitonas.

bom Apetite

Comentários

Mensagens populares