Arroz de Grelos


Não é a toa que me chamam de arrozeiro, pois sé a cereal que gosto é o arroz,  para mim vai como acompanhamento ou conduto, nunca fica mal, combina com uma imensidade de pratos. Mas há um que eu adoro, e o meu arroz preferido, sem comparação o Arroz de Grelos. Apesar de ser um simples acompanhamento de peixe frito para muitos, pois há quem o faça por ai tipo malandrinho ou pior ainda como me o apresentaram aqui a dias quando fui jantar fora, mais parecia uma sopa esverdeada, Tenho pena que estraguem a boa gastronomia Portuguesa com essas experiências com estes preciosas bagos de arroz. Um verdadeiro arroz de grelos tem que ser cremoso, quando servido tem que aguentar-se bem sem escorrer. Depois tem os grelos que para mim tem que ser de nabos, mas como gostos não se discutem pode-se usar de couves. 

Ingredientes
1 medida de arroz ( preferência Carolino )
3 medidas de água
Alhos que baste ( para uma medida de arroz dois dentes de alho )
1 bom molho de grelos de nabo
Sal para temperar e pimenta  em grão a gosto
Azeite que baste 




.
Preparação
Arranje os grelos aproveitando a parte das flores e as folhas, rejeitando as partes mais duras do talo. Lave, escorra bem e reserve. Num tacho aqueça o azeite e frite a pimenta e os dentes de alho esmagados com a casca. Assim que os alhos começarem a ganhar uma ligeira cor amarelada, retire-os e reserve-os. Introduza os grelos e tempere com sal deixe  algum tempo em lume forte, mexendo sempre até os grelos ficarem moles e reduzidos, adicione duas medidas de água reservando a outra medida no frigorifico para ficar fria, reintroduza os alhos e ponha o arroz, mexa e deixe levantar fervura, tape e reduza o lume ao mínimo e deixe cozer uns 12 minutos, apague o lume, deixe tapado mais 5 minutos. Adicione então a outra medida de água e mexa bem durante o tempo suficiente para que adquira uma consistência cremosa e aveludada. Sirva de imediato, normalmente com peixe frito ou carne assada, ou então com uma boa alheira como foi o meu caso.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares