Bacalhau com rigatoni


“Quem não tem cão caça com gato” um ditado muito popular em Portugal na qual serviu de inspiração para este manjar. Tudo aconteceu num dia desta semana, como normalmente saio para trabalhar de manha e só volto a noite,deixo sempre a descongelar o necessário para o jantar. Apeteceu-me bacalhau (português com certeza) com batatas de azeite, tirei as posta do bacalhau do cogelador para descongelar, e lá fui eu para o trabalho. Nesse dia cheguei bem tarde a noite e quando fui a despensa, verifiquei que não tinha batatas. E agora?, o que é que eu vou fazer?.
 Disse “Não tenho batatas, mas ali esta aquele pacote de rigatonis a olhar para mim” . Foi então que me veio a memória esse velho ditado, agarrei no pacote e lá fui eu para os tachos.

Ingredientes
250 gramas de rigatoni
4 boas postas de bacalhau (salgadas e demolhadas)
½ cebola bem picadinha
2 dentes de alhos bem picadinho
1 folha de louro
3 colheres (das de sopa) de azeite de oliva
1 colher (das de sopa) bem cheia de azeite dendê (ou óleo de palma)
1 colher (das de sobremesa) de colorau
½ copo de vinho branco
Farinha de trigo que baste
Queijo parmesão ralado que baste
Leite que baste
Tabasco a gosto
Sal que baste

Preparação
Coza os rigatonis em bastante água temperada com sal, escorra e reserve. Escalde as postas de bacalhau em leite quente durante 2 a 3 minutos, retire e deixe esfriar, passe pela farinha e reserve. Numa frigideira coloque o azeite de oliva e o azeite dendê, leve ao fogo brando, estando os azeites bem misturados frite as postas de bacalhau até ficarem lourinhas, reserve as postas de bacalhau em lugar quente. No mesmo azeite da fritura ( em lume brando) coloque a cebola, os alhos e a folha de louro, quando começar a aloirar acrescente o vinho branco e colorau mexa bem e deixe levantar fervura (em lume forte) até evaporar o álcool e apague o lume. Verifique o sal e tempere de tabasco a gosto, despeje os rigatonis por cima do molho e envolva tudo, tape a frigideira durante uns 5 minutos para apurarem os sabores. Sirva de imediato polvilhado com o queijo.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares