Espetadas



Tá um fim de verão gostoso com um pouco de sol, e resolvi ascender a churrasqueira para grelhar umas espetadas.
Espetada; termo  português para uma técnica culinária em que se espetam pedaços de alimentos, geralmente carne. Podem ser de palitos de madeira,bambú ou espetos metálicos, para fazerem-se na brasa ou, mais raramente, fritos. A espetada considerada por muitos um “prato típico português”. Existindo em todo país uma variante enorme de prepara-las.

As espetadas são preparadas com vários tipos de carne, assim como com vários tipos de peixe ou até com marisco.As espetadas mais tradicionais são de carne de vaca e porco, ou seja, as ditas espetadas mistas, com ambas as carnes. Podem também ser preparadas com carne de peru ou frango. Na maior parte dos casos, entre as carnes são colocados pedaços de pimentão, cebola e chouriço. Ás espetadas de peixe, são por vezes usados pedaços de peixes diferentes numa mesma espetada. Sendo o tamboril um dos peixes mais utilizados. Podem fazer-se espetadas de lulas intercaladas com camarões, ou até mesmo só de legumes para acompanhar outros tipos de pratos. Um pouco por todo o mundo  esta forma de cozinhar é comum em muitas culturas e encontra nomes muitas vezes diferentes,variando de país para país. Em muitas culturas, misturam-se vários tipos de alimentos na mesma espetada, incluindo peixes,carnes e vegetais. Outra forma  de fazer, são as de frutas normalmente não cozinhadas, mas que podem ser servidas  simples ou com um molho mais ou menos elaborado.

 











 

Ingredientes
300 gramas de carne de vaca
300 gramas de carne de porco
100 toucinho fumado ou bacon
½ choriço de carne
1 pimentão verde ou vermelho
1 cebola
Sal grosso que baste
Palitos de espeto necessário (Bambú ou metal)


Preparação
 Corte as carnes em pedaço mais ou menos do mesmo tamanho, chouriço em rodelas grossas, o toucinho em tiras, reserve. Descasque a cebola e corte em gomos e corte o pimentão em pedaços quadrados, reserve. Depois de todos os ingredientes preparados comece a montar as espetadas alternando todos os ingredientes. Depois das brasas bem acesas (carvão) disponha as espetadas para grelhar salpicadas com sal grosso, querendo depois de grelhadas pode passar com um molho que se prepara da seguinte maneira; num recipiente ponha um alho picado, uma colher de sopa de azeite, uma colher de sopa de vinagre, uma colher de café de oréganos e tabasco a gosto, misture tudo e com um pincel próprio passe por cima das espetadas. Pode servir com batatas fritas, arroz e salada, caso faça espetadas de peixe aconselho batatas cozidas.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares