Spätzle



 Tinha pensado nesta receita para o dia mundial da massa (25 de novembro), mas não foi possível. Esta e uma das melhores massas que já provei. Eierspätzle (um tipo de massa a base de ovos), ou spätzle como e mais conhecido (dialeto suábio que é um diminutivo de Spatzen-pardais “Pardazinhos” ). É uma forma de massas bem conhecida na Suábia, sul da Alemanha, onde é usado como acompanhamento de carnes e como prato único. Pode-se dizer que este é um prato muito popular na culinária alemã do sul e raramente é encontrado no norte. Muito usada também na Áustria ocidental, na Suíça, na Alsácia e, até no Brasil em regiões de imigração alemã, como o sul do país.  Já os italianos tem uma massa muito semelhante conhecida por Troffi.
 Bastante semelhante a qualquer outra massa: farinha, ovo, sal e água. A massa é, por vezes, misturada com outros ingredientes como espinafre picado em Spinatspatzeln (dialeto tirolês) ou fígado de porco em Leberspätzle.  Podem tanem ser usados para  sobremesa, na qual a massa pode conter maçã ralada, como em Apfelspätzle. Normalmente os spätzles são confeccionados na hora (massa fresca), na qual deitam-se para uma panela com água a ferver temperada de sal (existem prensas especiais para esta tarefa, com furos, de modo que a massa caia diretamente na água a ferver, ou mais simples  com um coador no qual a massa é empurrada com uma espátula ), quando começarem a boiar estão prontos. Ainda não tive a opartunidade de fazê-la fresca, pois quando estive na Alemanha comprei um par de pacotes, sendo assim pode ser que quando acabe o faça. Alias em qualquer boa superfície comercial sé pode comprar este tipo de massa (dura).
 
Ingredientes
350 gramas de spätzles (em massa dura)
1 dente de alho
Sal que baste
 
Preparação
Numa panela com a água sempre a ferver , temperad de sal e o dente de alho pisado ligeiramente, coloque a massa, quando vierem ao de cima estão prontos. Sirva com carne assado ou qualquer carne com outro molho. Eu servi com carne assada na panela.(veja aqui)





 

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares