Arroz Malandro de Pimentos com Chouriço Criolo



Muitas vezes um prato nasce de uma receita de outro prato, seguindo a mesma base, mas alterando alguns ingredientes os resultados podem ser divinos. Foi o que fiz de uma receita tirada do ultimo livro de receitas    (oferecido pelo meu grande amigo Flavio Graça ) que veio enriquecer a minha pobre coleção. Um bom livro de receitas e memórias da autora. (“Feito em Casa” de Joana Roque )
Quem sabe algum dia também publique um livrinho com as minhas peripécias pela cozinha, mas vamos deixar de conversa que ta quase na hora do tacho.
De Arroz malandro de couve com farinheira (pag.358), passou a Arroz malandro de pimentões com chouriço criolo.


Ingredientes (para 2 pessoas)
1 pacotinho (300 gr) de chouriço criolo picante ( este chouriço vem sempre em pacotinhos de 4 é aquele tipo calabresa que normalmente sé usa para churrasco, mas podem usar outro da mesma categoria desde que seja fresco )
1 chávena (das de chá) de arroz Carolino (ideal para arrozes malandro ou cremosos)
3 chávenas (das de chá) de água
1 colher (das de sopa) de vinagre
2 pimentões (verdes ou vermelhos ou um de cada)
1 cenoura
1 cebola pequena
2 dentes de alho
1 folha de louro
Azeite que baste
Piri-piri (facultativo)
Sal

Preparação
Num tacho (na qual sé vai prepara o arroz) em lume moderado coloque um fio de azeite e comece por aloirar os chouriços inteiros (picados com um palito), estando bem loirinhos retire e reserve. De seguida no mesmo tacho (se necessário acrescente um pouco mais de azeite) junte a cebola e os alhos picados, com a folha de louro e deixe refogar um pouco. Assim que começar aloirar acrescente o vinagre e deixe refogar mais um pouquinho acrescentando de seguida os pimentões cortado em tiras e a cenoura ralada em fios grossos, mexa e acrescente 2 chávenas de água (reserve a terceira no frigorifico para ficar fria), tempere de sal (como os chouriços são picantes não faz falta piri-piri) e deixe levantar fervura. Acrescente o arroz e mexa, por cima coloque os chouriços, Tape e reduza o lume ao mínimo e deixe cozer uns 12 minutos, apague o lume, deixe tapado mais 5 minutos. Retire os chouriços e adicione então a outra chávena de água e mexa bem durante o tempo suficiente para que adquira uma consistência cremosa e aveludada. Sirva com  os chouriços cortados as rodelas por cima.

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares