Pastéis de Belém



Aqui a dias publiquei uma receita de Pastéis de Natas na qual é muito diferente desta. Claro que os pastéis de Natas não são os pastéis de Belém, pois embora semelhantes, são dois tipos de pastéis totalmente diferentes. Os Pastéis de Natas contêm natas, ao passo que os Pastéis de Belém não, sendo confeccionados essencialmente com gemas de ovo e açúcar.
Não sei sé esta receita é a verdadeira receita dos pastéis de Belém que foi comprada pelo empresário português vindo do Brasil Domingos Rafael Alves, receita essa que desde 1834 continua na posse dos seus descendentes. 
Em 1837 foram inauguradas as instalações da "A antiga confeitaria de Belém". Desde então até hoje segue confeccionando os ditos pastéis. A receita única e exclusiva conhecida pelos pasteleiros que os fabricam artesanalmente mantém-se igual até aos dias de hoje. Tanto a receita original como o nome "Pastéis de Belém" está patenteada e é uma das 7 maravilhas da gastronomia Portuguesa.  Atualmente qualquer pastelaria faz os pastéis, mas os originais continuam a ser os da pastelaria de Belém apenas estes podem ser denominados Pastéis de Belém, que preservam o segredo e o saber da sua confecção.


Ingredientes para massa                    
300 gramas de farinha

250 gramas de manteiga de boa qualidade
Sal e água que baste

Ingredientes do recheio
300 gramas de açúcar
50 gramas de Farinha de boa qualidade   
12 gemas
2,5 dl de água
2,5 dl de leite
Casca de limão amarelo 
Açúcar em pó para polvilhar
Canela para polvilhar

Preparação (massa)
Misture a farinha e o sal diluído em um pouco de água e trabalhe a massa até fazer ligação. Divida a manteiga em 3 partes, estenda a massa e espalhe sobre ela uma das partes da manteiga e enrole como um tapete. Repita esta operação mais duas vezes até esgotar a manteiga. Deixe descansar uns 20 minutos, estenda a massa e enrole, corte em pedaços de 2 cm de espessura. Coloque cada pedaço sobre uma forma pequena amanteigada (tipo para fazer empadinhas ou queques), rode com os dois polegares a forma num sentido espalhando a massa de modo a encher com ela a forma, reserve.

Preparação (recheio)
Ferva a água com uma casquinha de limão e deixe esfriar por completo, depois de fria retire a casquinha de limão e deite a farinha e o açúcar juntamente com o leite, misture bem até ficar uniforme e sem grumos. Leve ao lume brando mexendo sempre ate engrossar, retire do lume e deixe amornar um pouco. Numa tigela bata as gemas e junte ao preparado em fio mexendo sempre até ficar um creme homogêneo. Distribua o creme pelas forminhas e disponha num tabuleiro de forno, leve ao forno  pré-aquecido a 240ºc durante 35 minutos aproximadamente. Retire do forno e borrife com um pouco de água fria, deixe arrefecer e polvilhe com o açúcar em pó e canela. 

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares