Arroz-Doce



Voltando a falar de arroz, só que desta vez uma coisa mais doce. De origem turca ou talvez árabe esta maneira de preparar o arroz, muito conhecido também pelo nome de arroz ao leite. Em Portugal já faz parte da gastronomia, sendo muito popular em festas assim como em São Tomé e Príncipe e no Brasil, mas conhecido e consumido no mundo inteiro. Sua confecção  consiste de arroz, leite, etc., em algumas receitas  podendo ser acrescido o leite condensado. Também pode-se usar diversos temperos, tais como canela, cravo, raspas de casca de limão ou outros cítricos. Hoje em dia as receitas multiplicasse nas varias formas de preparar esta iguaria que já deliciava os antigos Persas. Quando do aparecimento no continente Europeu, graças  a expansão do cristianismo chegou a ser considerado uma sobremesa requintada do mais alto gabarito.
Esta receita de arroz-doce é muito fácil e simples de fazer, uma maneira saloia na qual o seu resultado não ficara atrás de outras receitas mais requintadas.

Ingredientes
300 gramas de arroz Carolino (preferência)
300 gramas de açúcar
50 gramas de manteiga
1 litro de leite
6 gemas de ovo
2 paus de canela
Casca de limão que baste
1 pitada de sal
Canela em pó que baste para polvilhar

Preparação
Leve ao lume água suficiente para cozer o arroz ( 1 medida de arroz para 2 e 1/2 de água) com a manteiga, os paus de canelas, a casca do limão e a pitada de sal e deixe ferver. Adicione o arroz e deixe cozer até evaporar quase toda a água, mexa bem. Baixe o lume para médio e junte o leite quente aos poucos, mexendo sempre e deixe cozinhar. Quando adicionar a ultima parte de leite ( reserve um pouco de leite quente ), junte também o açúcar e misture bem ao arroz, deixe cozer um pouco ate que fique cremoso. Bata as gemas numa tigela juntamente com o pouco de leite que reservou, mexa bem e rápido para que não coza as gemas, verta depois para o tacho com arroz mexendo sem para e desligue o lume. Rejeite os paus de canela e a casca do limão, verta para uma travessa ou distribua em pratos, deixe arrefecer e enfeite com canela em pó.

Bom Apetite

Comentários

  1. Olá, olá...

    Passei para ver as novidades neste novo ano e vejo que são muito boas e apetitosas!!!!

    Desejo-te um ano cheio de conquistas, felicidades e muito sucesso...

    Vou continuar a passar sempre por aqui para me deliciar com as tuas excelentes criações!!! :D

    Relembro que já sou tua seguidora, para poder chegar aqui sempre e mais facilmente....e tu, já és minha seguidora???

    Beijinhos e até breve....

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares