Coelho à caçador com pão frito



Há dias que não há nada para contar e este é um dia desses, só apetece ir para cozinha e por os tachos a rolar. Assim lembrei-me desta receita com muita tradição tanto na Beira baixa como na Beira alta de Portugal. Trata-se do celebre coelho a caçador, mas hoje vamos caprichar e servir com pão frito à moda dos mais antigos.



Ingredientes

1 coelho grande

200 gramas de bacon sem courato

800 gramas de pão caseiro em fatias (tipo saloio)

200 gramas de cebolinhas redondas ( pode utilizar as de frasco ao natural )

3 tomates bem maduros

1 cebola media picada

Dentes de alhos quanto bastem

1 folha de louro

2 copos de vinho tinto /de boa qualidade ( muita gente tende a utilizar na confecção dos alimentos vinhos que não servem para beber “ ta amargo guarda para temperos”. Entanto é uma ideia errada pois sé não sé bebe, tão pouco serve para marinadas e outros afins)

Pimentão doce, alecrim, tomilho, sal quanto bastem

Pimenta a gosto

Azeite quanto baste



Preparação

Limpe o coelho das gorduras e corte-o em pedaços, deite-os pra um recipiente e tempere com colorau, afolha de louro, tomilho, o vinho, sal e pimenta a gosto. Misture tudo e deixe a tomar gosto (marinar) uma hora aproximadamente. Lave os tomates tirando-lhe as peles e as pevides (escalde-os durante 30 segundos, assim será mais fácil retirar as peles) e corte bem picadinho, reserve.

Ponha ao lume um tacho com um pouco de azeite, deixe aquecer e coloque os pedaços de coelho (escorridos da marinada) e deixe aloirar de todos os lados, junte as a cebola picada e 3 dentes de alhos picados e deixe refogar um pouco, adiciona-lhe os tomates, as cebolinhas, o bacon aos pedaços e a calda da  marinada coada das ervas. Deixe cozinhar em lume médio durante 50 minutos (acrescente água aos poucos sé necessária) ou até que fique bem cozinhado e o molho bem apuradinho. Numa frigideira com azeite frite um ou dois dentes de alhos laminados, retire-os e frite o pão dos dois lados, escorra e ponha numa travessa. Coloque por cima o preparado de coelho e polvilhe com mais ervas secas e enfeite com azeitonas pretas.



Bom Apetite

Comentários

  1. Já fiquei com fome. è bom...

    ResponderEliminar
  2. das que pesquisei, foi a que achei mais próxima da que a minha mãe fazia, muito BOA.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares