Tiramisú



O Tiramisú em italiano, tira mi su, (da frase tirare  mi  su, “ puxa-me para cima”), assim chamado por ser um doce  muito energético. Uma sobremesa típica da Itália possivelmente originária da região do Vêneto. A sua origem  comporta muitas historias, desde ser uma sobremesa com o nome de Che ti tira su (que te faz levantar), criada  no século  XX depois da 2ª grande guerra em Vêneto,  ou possivelmente é que tenha sido criado num restaurante local, em Treviso, no início de 1970. Outra historia mais antiga fala de sua origem em Florença, Toscana, num banquete em homenagem a Cosimo III (1642 - 1723) um membro de  uma família de médicos que ajudavam as vítimas da peste negra (família Médici).  Hoje em dia existem varias versões desta magnífica receita, adicionando um ou outro ingrediente novo, mas a sua composição  consiste sempre em camadas de pão de ló (em geral substituído por biscoitos do tipo inglês ou champagne) embebidas em café, entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone e polvilhadas com chocolate amargo. Esta receita, na qual considero a mais original possível (não desfazendo de outras), é a que sempre faço. Aprendi a fazer já algum tempo de quando a minha curiosidade por doces típicos de vários países.



Ingredientes

400 gramas de mascarpone (queijo de origem italiana muito branco e cremoso, ideal pra doces  e molhos)

200 ml de natas (um pacote)

100  gramas de açúcar

300 gramas de biscoitos champagne ou de palitos la reine

4 gemas

½ litro de café bem forte

4 colheres (das de sopa) de Rum (preferência) ou outra bebida alcoólica

4 colheres (das de sopa) de vinho Marsala doce (italiano) ou um bom vinho do porto tinto doce

Cacau em pó que baste

Chocolate negro ralado que baste (opcional)



Preparação

Numa batedeira comece por bater as gemas com metade do açúcar até obter um creme bem cremoso, junte o mascarpone sem bater juntamente com o vinho doce, reserve no frigorifico.
A parte bata as natas até levantar juntamente com o restante açúcar e junte ao creme de marscapone sem bater. 
Verta um pouco do preparado no recipiente onde vai servir o tiramisú, demolhe os biscoitos no café misturado com o rum (não demolhar muito pois partem com facilidade)e sobreponha por cima, coloque metade do preparado e polvilhe com o cacau em pó (a que ser generoso e polvilhar bem ), volte a por nova camada de biscoitos demolhados no café e cubra (espalhando bem )com o restante preparado, volte a polvilhar com cacau em pó. Vai ao frigorifico no mínimo umas 3 horas antes de servir, sé possível de um dia para o outro para que os sabores fiquem mais unificados. Espalhar chocolate ( na qual eu dispenso) ralado por cima na altura de servir.



Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares