Capão com frutas e farofa de farinha de milho de pistacho e passas



Aqui esta a receita do galo capão que fiz para o fim de ano, simples e fácil de fazer. É de salientar como já havia publicado aqui que o Capão é um frango castrado em pequeno, castra-se entre os 60 ou 70 dias, estando pronto para  consumi-lo sete a oito meses depois. A ave engorda superalimentada com milho. A castração favorece o aumento da gordura superficial e intramuscular. Aos 7 ou 8 meses, a ave pesa entre 3 e 4 quilos. Nessa altura  a carne se apresenta macia , saborosa e delicada. Ao serem abatidos, mostraram-se iguarias sublimes. Em algumas regiões de Portugal, da Itália e em quase toda a Espanha, o frango capão é um prato obrigatório na época natalícia.

Ingredientes; para o galo
1 galo capão
2 copos de vinho branco seco
2 maçãs cortadas em fatias
1 limão cortado em fatias
2 fatias de bacon
2 folhas de louro
Tomilho, Alecrim, Pimenta a gosto
Azeite quanto baste
Sal quanto baste
Ananás quanto baste 
Uvas quanto bastem

Ingredientes; para farofa                                    
Um fio de azeite
4 colheres (das de sopa) de manteiga
1 cebola roxa cortada em fatias finas
2 chávenas (das de chá) de farinha de milho
½ chávena (das de chá) de passas de uvas
½ chávena ( das de chá) de pistacho


Preparação do galo
Em uma tigela grande, tempere o galo com o sal, a pimenta e regue-o com o vinho. Deixe marinar por 30 minutos, retire o galo e coloque-o em um travessa de ir ao forno, faça um corte em cada peito e introduza em cada  uma fatia de bacon, reserve. Misture no caldo que ficou na tigela as fatias de maçã e de limão e deixe tomar gosto por uns 5 minutos, findo esse tempo recheie o galo com as fatias de limão e maças, o tomilho, o louro, o alecrim. Regue o galo com a marinada e um fio de azeite, cubra com papel alumínio (nos últimos 20 minutos deixe destapado para ficar um pouco tostadinho) e leve para assar no forno médio (180 ºC) preaquecido por aproximadamente 2 horas ou até que esteja macio. De vez em quando regue com o próprio caldo.
 
Preparação da farofa
Numa frigideira derreta a manteiga com um fio de azeite e doure a cebola. Sempre em lume baixo acrescente a farinha de milho, tempere de sal e misture bem. Junte o pistachoe as passas e misture bem durante 5 minutos para todos os ingredientes ficarem bem envolvidos.

Sirva com as uvas e ananás as rodelas, (querendo pode aloirar as rodelas de ananás em manteiga), acompanhado com a farofa e o recheio das maças.

Bom Apetite

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares