Botifarra amb mongetes



A Botifarra ( em catalã) é um enchido de carne fresca típico da culinária da Catalunha em  Espanha. É preparado com carne de porco fresca da parte do lombo, muito raramente levando algo de toucinho, ( muito parecido com as salsichas frescas ) sendo algumas com pimenta, assim como outras especiarias. Com origem na Catalunha, podemos encontrar variações deste enchido nas Ilhas Baleares, Valência,  Múrcia e em Andaluzia. Assim como em certos países do continente americano, o Uruguai e a Colômbia. 
Também em Azaruja (Alentejo - Portugal ) existe uma botifarra, que deriva de uma pequena diáspora de famílias catalãs nesta  localidade do conselho de Évora, e que para além das botifarras ali deixaram outras tradições gastronômicas como o "alioli", e as "tortilhas", mas isso já e outra historia.
Por aqui na Catalunha existem mais outro tipo de botifarras, as cozidas que sé divide numa enorme variedade.
A branca feita só com carne magra.
A de ovos e carne magra (típica da época do carnaval).
A negra com carne magra e sangue de porco.
Assim como outra variedades com trufas,fígado, língua de porco, cebolas pinhões, etc.
Mas hoje vai ser mesmo uma bela botifarra fresca na chapa com feijões brancos salteados, um prato da culinária da Catalunha que sé popularizou  muito no século XIX como um tipico prato caseiro.

Ingredientes
1 botifarra (cerca de um kg )
400 gramas de feijão branco cozido
1/2 pimentão vermelho picado
1 cebola pequena picada
1 dente de alho picado
Azeite
Salsa
Sal
Pimenta a gosto

Preparação
Normalmente os feijões são salteados com toucinho aos trocinhos, na qual aproveita-se a gordura (tipicamente da Catalunha), eu aqui resolvi saltea-los com um picadinho de cebola, alho e pimentão vermelho.
Numa frigideira coloque uma golada de azeite, levante fervura e introduza a cebola, o alho e o pimentão, deixe estrugir um pouco e acrescente os feijões. Saltea-los em lume brando e temperar de sal e pimenta a gosto polvilhando com salsa picada, reserve. Aquecer uma chapa ou numa frigideira grande com um fio de azeite e colocar a botifarra enrolada ( segura com palitos grandes ) para grelhar com uns ligeiros furos feitos com um palito. Depois de grelhada dos dois lados sirva acompanhado com os feijões. 

Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares