Chuchu com carne picada


Aqui esta mais uma receita da mamãe, que saudades de um bom Chuchu-Zinho estufado, o chuchu devido ao seu sabor característico e bastante suave e pode ser consumido durante o ano todo, de fácil digestão, rico em fibras e pobre em calorias, ideal para um regime alimentar.
Apesar de ser uma hortaliça, ou seja, poder ser cultivada na horta caseira, é considerado um fruto, tal como o tomate (devido ao fato de suas sementes estarem dentro, resultado da fecundação do óvulo da flor, envolvidas pela parte comestível). Muito popular nos Açores na qual é conhecido como machucho, caiota, já na madeira na qual faz parte da gastronomia local e chamado de pimpinela. Existe em abundância na ilha da Madeira, principalmente junto aos cursos de água (ribeiras e nascentes).
Terá nascido na America central  em países como Costa rica e Panamá, estendendo sua cultivação até países da America do sul como o Brasil na qual é muito apreciado. Era bem conhecida na antiguidade pelos Astecas e tinha grande destaque entre as demais hortaliças cultivadas na época.   

Ingredientes
800 gramas de carne de vaca picada
3 chuchus médios (descascados e cortados em cubos)
1 cenoura as rodelas (facultativo)
1 cebola grande bem picada
2 dentes de alho bem picado
1 bom raminho de salsa picada
Água necessária para a cozedura (1 chávena de chá + ou- )
Azeite quanto baste
Sal quanto baste
Piri-piri ou pimenta a gosto

Preparação
Num tacho grande (onde caiba o tudo) com azeite em lume forte frite a cebola até aloirar, acrescente os alhos e mexa. Junte a carne e continue a fritar até aloirar mexendo sempre.
Estando a carne bem frita adicione o chuchu e a cenoura e tempere de sal, acrescente piri-piri ou pimenta a gosto, mexa bem, coloque a água e diminua o fogo e deixe cozinhar até o Chuchu ficar bem macio e água reduzir. Junte a salsa e misture, sirva quente

Bom Apetite

Comentários

  1. amo chuchu sabia...mas sei que nao e o preferido da maioria.....bom por que sobra mais pra mim....kkkkkkkkk...amei a receitinha...=D

    Beijinhos

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares