Bolo delicia de chocolate

Sábado de manhã fazendo compras, a tarde na cozinha fazendo esta maravilha. Nada melhor do que começar o mês no blog com uma coisinha doce, pois aqui esta este bolo de chocolate que tanto pode ser para o lanche como para uma sobremesa.

Ingredientes; Massa
450 gramas de farinha
350 gramas de açúcar
6 ovos
½ chávena  (das de chá)de óleo
5 colheres (das de sopa) de cacau em pó
2 colheres (das de chá) de fermento em pó
2 dl de água
Margarina e farinha quanto baste para untar a forma

Ingredientes; recheio, cobertura
 2 latas de leite condensado
4 colheres (das de sopa) de cacau em pó
1 colher (das de sopa) de mel
1 colher (das de sopa) de margarina
Chocolate granulado quanto baste

Ingredientes; calda
3 dl de água
150 gramas de açúcar
2 colheres (das de sopa) de chocolate em pó

Preparação

Calda

Comece por fazer a calda para que arrefeça, leve ao lume um tacho com a água, o açúcar e o chocolate. Deixe ferver 2 minutos mexendo sempre, apague o lume e reserve.
Bolo
Aqueça a água e junte o cacau, mexa até dissolver o cacau, reserve. Numa tigela, bata as gemas com o açúcar e o óleo até ficar cremoso, adicione a mistura de cacau mexendo sempre. Junte a farinha peneirada e o fermento e misture bem. Â parte bata a claras em castelo e envolva no preparado sem bater. Verta para uma forma untada com a margarina e polvilhada com farinha, leve ao forno pré-aquecido 180ª durante 40 minutos ou até cozer. Estando cozido desenforme e deixe arrefecer.

Recheio e cobertura

Deite o leite condensado para um tacho, junte o cacau, a margarina e o mel. Misture e leve ao lume mexendo sempre ate descolar do fundo do tacho, retire do lume e deixe arrefecer um pouco.

Montagem

Corte o bolo ao meio obtendo duas rodelas, regue com a calda já fria as duas partes. Na rodela de baixo espalhe parte do recheio, cubra com a outra rodela e barre com o restante recheio todo o bolo. Polvilhe com chocolate granulado e leve ao frigorífico para ficar bem fresco.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares