Ovos à Americana

Cozido, escalfado, mexido, estrelado ou em omelete, o ovo é um alimento indispensável em qualquer cozinha. Muito versátil, entra tanto em pratos salgados como na doçaria. Veja aqui

Muitas vezes usamos os ovos para ajudar a confeccionar um determinado prato. Aqui deixo uma receita em que o ovo é o verdadeiro protagonista, mais uma das minhas experiências culinárias. Resolvi chamar-lhe à Americana por ser costume dos americanos servir ovos sobre pão tostado dando-lhe o meu toque pessoal.

Ingredientes: por pessoa
1 ovo
1 fatia de pão de forma
Sal e pimenta a gosto
Queijo ralado de sua preferência quanto baste
Manteiga quanto baste

Preparação
Frita-se o pão de forma numa sertã com um pouco de manteiga, muito levemente (sé preferir toste numa tostadeira). Coloque em um tabuleiro de ir ao forno sobre papel vegetal, reserve.
Separar a gema da clara com muito cuidado para não rebentar e guarde num prato ladeiro. Bater a clara em neve bem firme e colocar encima da fatia de pão, temperando com um pouco de sal e pimenta.
Com todo o cuidado com o Auxilio de uma colher colocar a gema bem ao centro do montinho da clara, polvilha-se com o queijo ralado e coloca-se um pedacinho de manteiga em cima. Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º entre 2 a 3 minutos para aloirar um pouco (dependendo do forno). Pode servir simples ou acompanhado, como por ex. espargos.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares