Pizza de Sardinhas à Portuguesa


Hoje é dia de São João, e em Portugal e por este mundo a fora nesses dias os portugueses fazem a festa com uma boa assada de sardinha, pimentos assados, salada de tomate, etc. Normalmente na noite de 23 para 24 ascende-se a fogueira e multiplicam-se as festas. Sendo a sardinha pitéu obrigatória nas noites de São João, quem pode a que acender os fogareiros ou sair de casa para alguma festa. E quem não pode qual a solução???. Aqui deixo uma ideia para aqueles que ficam por casa, lá por não poderem ter sardinhas assadas e restantes acompanhamentos não deixem de comemorar o São João. A ideia e fazer uma Pizza com esses ingredientes, acrescentando apenas o queijo, pois é uma peça fundamental das pizzas. 



Ingredientes; para massa

12 gramas de fermento de padeiro
200 gramas de farinha de trigo
60 gramas de margarina
4 colheres (de sopa) de leite
1/2 colher (de café) de sal
2 colheres (de sopa) de azeite
1 ovo


Ingredientes; recheio
2 latas de sardinhas em tomate1 tomate maduro
1 pimento verde
1 cebola pequena
1 dente de alho
½ chávena (de chá) de polpa de tomate
Azeitonas pretas quanto bastem
Queijo mozarella ralado grosso quanto baste
Azeite quanto baste
Sal a gosto


Fotos; Preparada para ir ao forno, dentro do forno e pronta



Preparação; da massa

Desfaz-se o fermento no leite morno, junta-se-lhe um pouco de farinha e deixe levedar.

Entretanto mistura-se o ovo batido ao azeite e a margarina ( derretida ).Numa tigela peneira-se a farinha e o sal, dispõe-se em monte com um buraco ao centro e ai deita-se a mistura do ovo mais o fermento levedado. Mistura-se tudo rapidamente com a mão, se for necessário ponha um pouco mais de farinha, para se obter uma massa elástica que se despega da tigela. Amassa-se bem sobre a mesa enfarinhada, rola-se em bola e ponha na tigela, cobre-se e deixa-se levedar em local quente até dobrar de volume. Amassa-se novamente antes de estender com o rolo, tentando deixar sempre redonda, ponha num tabuleiro em cima de papel vegetal untado com manteiga.



Preparação e montagem dos ingredientes

Comece por preparar um molho de tomate, numa sertã ponha o dente de alho picado com metade da cebola picada com azeite e o molho de tomate das latas, reservando as sardinhas. Deixar estrugir um pouco e tempere de sal, acrescente a polpa de tomate e deixe apurar, retire e deixe esfriar um pouco.

Ligue o forno à 200º para assar o pimento (assim aproveita e pré-aquece o forno), depois de assado numa vasilha com água limpar das peles queimadas e sementes, corte em tiras e salpique com um pouco de vinagre, reserve.

Tendo já a massa estendida pronta para ir ao forno, cubra com o molho toda a base, em seguida espalhe as sardinhas em pedaços pequenos (reserve 4 partes ou mais para o enfeite), espalhe o pimento as tiras e a outra meia cebola aos gomos bem finos, cubra com queijo e enfeite com rodelas de tomate, azeitonas e as meias sardinhas, volte a por um pouco mais de queijo por cima.

Vai ao Forno pré-aquecido 180º/200º entre 10 a 15 minutos, retire e regue com um fio de azeite antes de servir.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares