Potage de Garbanzos

Potage do Francés traduzido para português “sopa” ou “guisado”, ou seja um prato de legumes cozidos com abundância de água. Variantes deste prato são infinitas e dependem principalmente das variedades de alimentos disponíveis na região. Apesar de seu nome derivar do Francés é um prato da gastronomia espanhola muito apreciado na altura do frio, sendo também um prato típico da semana santa na qual é feito sem adição de carnes ou com bacalhau.

A origem desta receita é atribuída aos franceses que descrevem como um prato que consiste carne, tubérculos e leguminosas cozidas, ou seja um bom guisado. É uma receita comum para os tempos frios, aparentemente, remonta à Idade Média. Mais recentemente o bacalhau como ingrediente principal foi popularizado por difusão em técnicas de salga em Espanha usados ​​pelos judeus. Na Potage encaixa quase qualquer tipo de ingrediente, sendo o grão de bico o mais utilizado, não desprezando os espinafres, acelgas, carne ou peixe e dependendo da ocasião escolhida.

Aqui fica a minha receita simplificada de um bom Potage de Garbanzos “Grão de bico”, na qual acompanho com uns pezinhos de porco.

Ingredientes (4 pessoas)
500 gramas de grão de bico

2 pés de porco

1 chouriço vermelho grande (ou 4 pequenos )

1 cebola grande

4 dentes de alhos

1 colher (das de chá) de colorau


1 folho de loro

1 ramo de salsa

Sal grosso quanto baste

Azeite quanto baste




Preparação
De véspera coloque os grãos de bicos em água para de-molhar e os pés previamente lavados, abertos com um pouco de sal para salgar. No dia numa panela de pressão (usando uma normal terá que aumentar o tempo de cozedura) coloque meia cebola, 3 dentes de alho, os grãos de bico e os pés de porco lavados do sal, cubra com água quente, tape e leve a cozer de 30 a 40 minutos. Num tacho com um pouco de azeite faça um estrugido com a outra meia cebola e o alho bem picadinho, o colorau, a folha de louro e o tomate picado, junte água de cozer os grãos e os chouriços de deixe ferver ate cozer os chouriços. Acrescente os grãos de bico ( rejeitando a meia cebola e os alhos, reservando os pés ) a salsa picada, deixe apurar e retifique o sal se necessário. Leve os pés ao forno com o grill para tostar e sirva com a Potage numa tigela.


Bom Apetite

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares