Outro Bacalhau com natas

A uns 3 anos atrás (Aqui) publiquei uma receita de bacalhau com natas, simples e básica. É certo que cada pessoa dá o seu toque especial ao preparar este prato, na qual o ingrediente principal alem do bacalhau, são as natas. Assim transcorrido esse tempo hoje trago-vos uma nova receita mais bem requintada, não desfazendo da 1ª. Vera que os ingredientes são basicamente os mesmos acrescentando ou substituindo outro. Assim também reponho este prato tão tradicional da cozinha Portuguesa.

Ingredientes
4 postas de bacalhau demolhadas
1 kilo de batatas
3 cebolas
2 dentes de alhos
3/4 de litro de leite
300 ml de natas
50  gramas de queijo ralado
50 gramas de manteiga
40 grmas de farinha de trigo
1 colher (das de sopa) de mostarda
1 colher (das de chá) de vinagre
1 folha de louro
1 pitada de noz moscada (o que cabe entre o dedo indicador e o polegar)
Azeite quanto baste
Sal e pimenta ao paladar
Óleo necessário para fritar

Preparação
Coza as postas de bacalhau no leite em lume brando durante 10 minutos, retire o bacalhau e deixe amornar e desfie-o tirando as peles e as espinhas. Reserve um pouco de leite.
Descasque as cebolas e os alhos, corte as cebolas em meias luas bem finas e os alhos bem picados. Deite num tacho, junte a folha de louro e um pouco de azeite, tempere de sal e pimenta e leve ao lume brando para refogar durante uns 20 minutos. Retira do lume rejeite a folha de louro e junte o vinagre, mexa e reserve.
Descasque e corte as batatas aos cubos, frite em óleo bem quente e deixe escorrer em cima de papel absorvente. Leve um tacho ao lume brando com a manteiga,deixe derreter mexendo e adiciona-lhe a farinha, mexa bem com umas varas e deixe cozinhar acrescentando o leite (um copo) aos poucos, junte as natas também aos poucos e deixe cozinhar mexendo sempre até engrossar.
Retira do lume e retifique os temperos, adiciona-lhe a noz moscada e a mostarda, mexa e reserve
Deite a mistura da cebola numa tigela e junte o bacalhau, as batatas fritas e cerca de 2/3 do creme de natas. Envolva tudo e verta para uma travessa, cubra tudo com o resto do creme e polvilhe com o queijo. Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC durante 10 minutos ou até ficar dourado. Sirva quente acompanhado com salada.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares