Lombo recheado à minha moda

Não gosto muito de carnes secas e tão pouco de carnes pouco suculentas além de ser ruim para engolir, nem comento sobre a dificuldade de digerir. Temos a mania de enfardar o estômago com o excesso de carne e não apreciar o resto da refeição. Por isso hoje escolhi fazer lombo assado, todos sabemos a dificuldade de assar um lombo sem que fique seco. Por isso são sempre acompanhados por um molho base ou simplesmente cobri-lo com papel alumínio e o manter sempre regado e suculento. A receita de hoje ( já foi feita a alguns dias atrás) será lombo recheado com bacon e aromatizado com sumo de laranja.


ingredientes

Um lombo de + ou – 1.5 kg
150 gramas de toucinho fumado (bacon) em fatias
100 gramas de queijo cheddar em fatias
100 gramas de cenouras cozidas em tiras
2 ou 3 ovos cozidos laminados
50 gramas de azeitonas sem caroços laminadas
50 gramas de pinhões
50 gramas de manteiga
3 dentes de alhos
1 cebola grande
1 colher (das de sopa) de vinagre
3 laranjas (1 as rodelas e 2 em sumo )
Sal quanto baste 
Pimenta a gosto


Preparação

Com uma faca abra o lombo como sé fosse um bife grande, deite por cima o sumo das 2 laranjas e reserve. Num almofariz esmague os alhos e junto com a manteiga faça uma pasta, tempere de sal e pimenta a gosto e espalhe por cima do lombo aberto. Deixe marinar durante uma hora como mínimo. Neste tempo pode, por exemplo, preparar os restantes ingredientes como cozer os ovos e as cenouras e prepara-las para o recheio.
Estando o lombo aberto e marinado espalhe sobre ele as fatias de bacon, por cima as fatias de queijo, as cenouras e os ovos, enfeite com azeitonas e os pinhões. Enrole com muito cuidado (poderá fazer esta operação com ajuda de um filme plástico, basta montar o lombo em cima de um pouco de filme plástico e com ajuda dele enrole o lombo) e prendo com palitos ou até com fio de cozinha. Coloque em um tabuleiro de ir ao forno por cima da cebola em rodelas e borrifada com vinagre, tape com papel alumínio e vai ao forno 180º durante uma hora aproximadamente (ou até ficar cozido). Retire o papel alumínio e cubra com as rodelas de laranja, volta a forno para dourar. Sirva fatiado enfeitado com rodelas de laranja, pode acompanhar com arroz branco, batatas assadas, saladas, etc.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares