Chouriço preto de Quiaios no forno "negritos"

Outra vez de regresso e como sempre uma mala cheia de receitas, muito complicado para mim, pois lá vai acumulando no monte até o dia de publicá-la.
Sabe como é vai-se de férias, vem-se mais gordinho, ainda mais quando vamos atrás de coisas novas e desta voz trago os famosos “Negritos” (Chouriço preto de Quiaios). Vinho, cebola, alho com um toque de especiarias dão a cor a este famoso chouriço, um enchido com um aroma e sabor único na charcutaria Portuguesa. Feito com carne,língua,coração e sangue de porco, posteriormente temperado com cebola, alho e especiarias variadas na qual predomina o cravinho e os cominhos, enchido em tripa natural e curado a lenha o mais tradicional possível que noz faz voltar a um tempo em que tudo se aproveita.
Assim temos este chouriço de vasta fama, ideal para consumir simples ou assado, grelhado na brasa, ou até para enriquecer outros pratos. Lembre-se quando passarem por Portugal, procurem por esta iguaria e depois digam lá sé eu não tenho razão.

Ingredientes (3 pessoas)
1 chouriço preto de Quiaios (tente procurar em tenda de produtos Portugueses)
1 tira de entrecosto (500 gramas)
½ ananás
Sal grosso

Preparação
Aqui nesta altura tenho a varanda atafulhada de neve e não posso usar a churrasqueira, por isso fiz num forno  elétrico utilizando só a função Grill, ideal para que vive em apartamentos e não tem churrasqueira. 
Descasque e retire o centro do ananás, devida em 3 fatias e fure com um palito (de espetadas) no sentido do comprimento e coloque em um tabuleiro, (se o tabuleiro for mais estreito que o comprimento que o palito melhor), reserve.









Num outro tabuleiro com uma grelha disponha o chouriço e a tira de entrecosto temperada a gosto (eu usei só sal, pois a ideia e sentir só o paladar do chouriço). Vai a o forno com a função grill, colocando o tabuleiro da carne por cima e o do ananás por baixo, vire o entrecosto e o chouriço até ficarem assados. Estando assados passe o tabuleiro para baixo e ponho o do ananás por cima para tostar um pouco. 





Sirva com arroz branco e salada de tomates.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares