Traductor

sábado, 24 de agosto de 2013

Pudim de banana

Hoje estou numa de publicar uma sobremesa, alguma coisa doce para contrariar aquelas pessoas que criticam sempre “Ai tantas calorias”, e depois no fim são uns autênticos comilões. E quase fim de mês e a dispensa esta um pouco vazia, portanto as opções não são muitas, “Mas vejamos” tenho aqui umas bananas que já estão ficando um pouco passadas e já ninguém pega nelas, pois é isso mesmo vamos uza-las. Já a muito tempo que não fazia este pudim de banana, fácil e rápido de fazer, excelente para usar aquelas bananas que se calhar até iam para o lixo.

Ingredientes
4 bananas bem maduras
3 ovos
1 chávena (das de chá) de açúcar
1 chávena (das de chá) de leite
3 colheres (das de sopa) de açúcar (para caramelizar a forma)
1 colher (das de chá) de canela em pó
2 colheres (das de sopa) de maisena
1 pitada de sal
2 colheres (das de sopa) de sumo de limão
1 colher (das de chá) de raspas da casca de limão


Preparação
Bata no liquidificador (pode ser com uma varinha mágica) as bananas, os ovos, o leite, o açúcar, a canela em pó, a maisena, o sal e o suco de limão. Misture as raspas de limão e coloque na forma caramelizada e Leve ao forno preaquecido a 180ºC em banho-maria durante 40 minutos. Retire do forno e deixe esfriar para desenformar.

Bom Apetite

domingo, 18 de agosto de 2013

Jardineira de carne de vaca

Hoje nada de especial, simplesmente carne de vaca estufada com legumes, na qual conhecemos pelo nome de Jardineira ou jardineira de carne de vaca. Será dos pratos que todo mundo sabe fazer, não fosse abundar por ai receitas de jardineiras, mas porque esse nome?  Será que quem a inventou usava Jardineiras (celebre caças com alças), ou será que tem a ver com diversidade da utilização de vários legumes (a mistura de vários legumes darem-se por esse nome), ou até pelo colorido que pode ficar este prato, pois uma jardineira (vaso) costuma ter uma variedade de flores e cor. Uma coisa eu sei, a receita é bem simples e fácil de fazer, podem usar uma variedade enorme de legumes (eu só utilizei batatas, cenoura e ervilhas) para fazê-la tendo como segredo o tempo de confecção. Um prato ideal para aqueles dias em que o frio já sé nota ao fim do dia, pois é toda ela do mais reconfortante e conservador que há em termos de comida.

Ingredientes
800 gramas de carne de vaca para estufar
1 cebola grande
3 dentes de alhos
1 colher (das de chá) de colorau
1 copo de vinho branco
3 tomates bem maduros
600 gramas de batatas
150 gramas de ervilhas
150 gramas de cenouras
Azeite quanto baste
Sal ao paladar
Pimenta a gosto

Preparação
Num Tacho largo em lume médio cubra o fundo com azeite e coloque a carne cortada em pedaços + ou – do mesmo tamanho, deixe dourar um pouco e introduza o colorau, a cebola e os alhos picados, mexa bem e quando a cebola ficar translúcida verta o vinho branco por cima e deixe levantar fervura em lume forte. Reduza novamente para lume médio e coloque os tomates triturados, tempere de sal e pimenta a gosto, mexa e deixe apurar um pouco, acrescente água até cobrir a carne, deixe cozer até a carne ficar bem macia. Quando a carne estiver pronta acrescente os legumes (batatas aos cubos e cenoura a rodelas), volte a cobrir tudo com água e verifique o ponto de sal, levante fervura em lume forte e reduza para lume fraco para deixar cozer ate os legumes ficarem cozidos.


Bom Apetite

sábado, 17 de agosto de 2013

Picantons a la porquet

Muito parecido com os nossos franguinhos de Portugal, os pincantons ou picantó são uns frangos pequenos com 1 mês de vida e com 500 gramas de peso no máximo. Trata-se de uma carne muito macia e tenra na qual não se deve abusar dos temperos, ideal para grelhar ou assar no forno recheados, como sé faz por toda Catalunha. Normalmente costumo fazer grelhados (aqui ), mas hoje como a preguiça era muita resolvi fazê-los no forno. Apesar de ter varias receitas catalãs, resolvi fazer com uma receita bem portuguesa ( franguinhos à leitão) utilizando o famoso molho à leitão da bairrada (aqui ), na qual vai dentro do leitão inteiro a assar em forno de lenha, sendo assim fica para próxima uma da Catalunha.

Ingredientes; por franguinho
Franguinhos de leite (picantons)
2 colher (das de sopa) de banha
1 colher (das de chá) de pimenta branca
1 colher (das de café) de sal grosso
1 copo de vinho branco
3 dentes de alhos
1 pitada de colorau
1 pitada de pimenta preta

Preparação
Comece por limpar o franguinho das penugens e excesso de gorduras e lave-o no vinho branco deixando ai repousado, reserve. Num almofariz comece por pisar os alhos sem casca com todos os temperos, menos a banha que só sé mistura no fim para fazer uma pasta bem homogênea. Retira-se o franguinho do vinho e recheia-se com a mistura dos temperos, colocar num tabuleiro (pode por umas batatas pequenas para assar junto ou sé preferir sirva depois com batata frita) e levar ao forno 180º entre 30 a 45 minutos ou até ficarem bem tostadinhos e assados, sirva de imediato.


Bom Apetite

domingo, 11 de agosto de 2013

Asas de frango com bacon tostado


Asas de frango, receitas é o que não faltam por ai, para petiscar ou para fazer uma refeição, assadas, grelhadas, panadas, etc. Possivelmente de origem americana na cidade de Buffalo, já correu o mundo com varias receitas de vários tipos de molhos e de preparação. Eu próprio aqui já publiquei uma receita da America, as buffalo-wings e uma da Alemanha as huhnerflugel-mit-reis-paprika.  Hoje estou numa de misturar sabores, e resolvi preparar umas asas a minha maneira, sendo assim aqui fica mais uma receita para as centenas que existem por ai, asAsas de frango à Zezão com sabor a bacon.


Ingredientes

1 kg de asas de frango
Tira de bacon ligeiramente grosso, quanto baste
2 colheres (das de sopa) de Pimentão doce ou picante (paprika em pó)
3 dentes de alho bem picado
1 colher (das de sopa) de oréganos secos
1 limão pequeno (sumo)
2 colheres (das de sopa) de óleo
Sal, quanto baste
Tabasco a gosto

Preparação
Num tabuleiro de ir ao forno, tempere as asas (depois de limpas das penugens)com a paprika, oréganos, alhos, sumo do limão, óleo e sal e tabasco a gosto, revolva tudo e deixe repousar 1 hora aproximadamente para tomar gosto. Espalhe as asas no tabuleiro em fila todas com as pontas para cima e leve ao forno 180º na posição Grill com ventilação, quando ficarem douradas vire-as para dourar do outro lado, tendo o cuidado para espalhar por cima as tiras de bacon (para que tostem) uns minutos antes de estarem prontas. Sirva com o arroz e uma salada verde ou simplesmente petisquem.


Bom Apetite

sábado, 3 de agosto de 2013

Lombo recheado à minha moda

Não gosto muito de carnes secas e tão pouco de carnes pouco suculentas além de ser ruim para engolir, nem comento sobre a dificuldade de digerir. Temos a mania de enfardar o estômago com o excesso de carne e não apreciar o resto da refeição. Por isso hoje escolhi fazer lombo assado, todos sabemos a dificuldade de assar um lombo sem que fique seco. Por isso são sempre acompanhados por um molho base ou simplesmente cobri-lo com papel alumínio e o manter sempre regado e suculento. A receita de hoje ( já foi feita a alguns dias atrás) será lombo recheado com bacon e aromatizado com sumo de laranja.


ingredientes

Um lombo de + ou – 1.5 kg
150 gramas de toucinho fumado (bacon) em fatias
100 gramas de queijo cheddar em fatias
100 gramas de cenouras cozidas em tiras
2 ou 3 ovos cozidos laminados
50 gramas de azeitonas sem caroços laminadas
50 gramas de pinhões
50 gramas de manteiga
3 dentes de alhos
1 cebola grande
1 colher (das de sopa) de vinagre
3 laranjas (1 as rodelas e 2 em sumo )
Sal quanto baste 
Pimenta a gosto


Preparação

Com uma faca abra o lombo como sé fosse um bife grande, deite por cima o sumo das 2 laranjas e reserve. Num almofariz esmague os alhos e junto com a manteiga faça uma pasta, tempere de sal e pimenta a gosto e espalhe por cima do lombo aberto. Deixe marinar durante uma hora como mínimo. Neste tempo pode, por exemplo, preparar os restantes ingredientes como cozer os ovos e as cenouras e prepara-las para o recheio.
Estando o lombo aberto e marinado espalhe sobre ele as fatias de bacon, por cima as fatias de queijo, as cenouras e os ovos, enfeite com azeitonas e os pinhões. Enrole com muito cuidado (poderá fazer esta operação com ajuda de um filme plástico, basta montar o lombo em cima de um pouco de filme plástico e com ajuda dele enrole o lombo) e prendo com palitos ou até com fio de cozinha. Coloque em um tabuleiro de ir ao forno por cima da cebola em rodelas e borrifada com vinagre, tape com papel alumínio e vai ao forno 180º durante uma hora aproximadamente (ou até ficar cozido). Retire o papel alumínio e cubra com as rodelas de laranja, volta a forno para dourar. Sirva fatiado enfeitado com rodelas de laranja, pode acompanhar com arroz branco, batatas assadas, saladas, etc.


Bom Apetite