Traductor

sábado, 26 de outubro de 2013

Coxas de frango no forno à Barbecue

O molho à churrasco (em Inglês sauce Barbecue ou BBQ) não tem nada de complicado, na qual pensão a maioria das pessoas. Desde que foi criado em 1829, é usado para dar sabor a certos pratos de carne. Como o próprio nome indica é um dos condimentos de carne assada que geralmente levam a ecoar um sabor a churrasco ou grelhados, tradicionalmente utilizado sobre as costelas de porco ou frango, na qual nos EUA  ( Estados Unidos da America ) é particularmente tradicional.  Com uma combinação de doce e azedo, com condimentos picantes, os ingredientes podem variar a partir de ketchup, vinagre, especiarias, e edulcorantes e mel. Aqui deixo a minha receita na qual incremento com uns trocinhos de bacon ( não utilizo com carne de porco) sempre que utilizo em frango.

Ingredientes
1.200 kg de coxas de frango limpas
1 cebola
1 dente de alho
100 gramas de bacon (opcional com frango)
1 colher (das de chá) de açúcar mascavo
 3 colheres (de sopa) de ketchup,
1 colher (das de chá) de polpa de tomate,
1 colher (das de sopa) de molho inglês
2 colheres (das de sopa) de mel
1 colher (das de sopa ) de colorau
1 colher (das de sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta a gosto

Preparação
Em fogo médio colocar um tacho com azeite, adicione a cebola e o alho picado com açúcar mascavo, deixe alourar por alguns minutos até que comece a caramelizar, tempere de sal e pimenta a gosto. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco adicione o ketchup, extrato de tomate, o molho inglês, o mel e o colorau, mistura-se tudo e coloca-se por cima das coxas de frango, salpicamos com o bacon aos trocinhos. Vai ao forno a 180º durante uns 40 minutos ou até estar assado, sirva com arroz branco ou batas fritas e salada verde.

Nota; Querendo pode por algumas batatas a assar junto com as coxas.


Bom Apetite

sábado, 19 de outubro de 2013

Pinchos de Tortilla y Pimientos

Hoje resolvi inovar fazendo umas espetadas de um clássico da cozinha espanhola. Porque não?, da celebre Tortilla de Patatas (tortilha de batatas em português) . Tudo porque a minha filha Ângela tinha que fazer um trabalho para a escola onde tinha que elaborar algo de culinário multicolorido. Assim nasceu esta ideia que regalaram os olhos e os estômagos de alguns. Primeiro de tudo a que fazer uma tortilla (veja aqui ), na qual depois de fria cortaremos em troços quadrados....................... "Espetadas de tortilha e pimentões"


Ingredientes

Tortilha de batatas que baste
palitos de banbu que basteTomates cherry que baste
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde 
1 cebola grande
sal e azeite quanto baste
Pimenta a gosto


Preparação
Primeiro faça uma tortilha como indica o link acima e deixe arrefecer para poder cortar em troços quadrados mais ou menos do mesmo tamanho.Lave e limpe os pimentões das sementes e corte-os em tiras de 2 centímetros de largura, corte a cebola em gomos mais ou menos iguais, lave corte os tomates cherry ao meio. Aqueça uma chapa de grelhar ou uma frigideira grossa (mantenha sempre quente), verta um fio de azeite e comece por saltear os tomates do lado do corte, retire e reserve. De seguida saltei os gomos de cebola temperando de sal e pimenta a gosto, retire e reserve. Seguem-se os pimentões ( cada vês que muda de ingrediente para saltear acrescente um fio de azeite), saltei-os em separado temperando com sal e pimenta a gosto.
Tendo todos os ingredientes pronto comece por montar as espetadas, comece por exemplo; meio tomate, troço de tortilha, pimentão vermelho envolto com cebola, meio tomate, seguindo até formar a espetada. Sirva como primeiro prato ou apenas de pica-pica.

Nota: Saltear é uma técnica da culinária muito semelhante à fritura que utiliza pouca quantidade de azeite, consiste em evitar que o alimento perca seu liquido e dessa forma preservar seu sabor. Para tanto é necessário submeter os ingredientes à alta temperatura para poder criar uma camada protetora em volta da superfície do alimento.

Bom Apetite

sábado, 12 de outubro de 2013

Peru de caril no forno

Depois de duas semanas sem cá vir vamos começar com uma receita bem temperada e com um sabor diferente, vamos usar caril que  é uma mistura de especiarias muito utilizada na culinária de países como Índia, Tailândia e alguns outros países asiáticos. Também um preparado típico da culinária indo-português de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português na Índia.

Feito à base de pó de açafrão da terra, cardamomo, coentro, gengibre, cominho, casca de noz-moscada, cravinho, pimenta e canela. Para além destes ingredientes básicos, outros são incluídos, de acordo com as preferências. Existem caris que chegam a levar setenta plantas diferentes. Inicialmente o caril servia para temperar exclusivamente o arroz, mas atualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas.

Ingredientes

2 pernas de Peru ( cocha e sobre cocha, 1200 gramas + ou -)
4 dentes de alho
1 cebola media
2 colheres (das de sopa) de caril
200 ml de leite de coco
2 laranjas
Azeite quanto baste
Sal quanto baste

Preparação
Arranje as pernas de peru dando uns golpes para assar mais depressa e coloque-os num tabuleiro por cima da cebola cortada as rodelas.
Corte uma das laranjas ao meio e esprema para retirar o sumo, reserve. Guarde a outra para cortar em rodelas para decorar a carne. Misture um pouco de azeite com o leite de coco, o caril e os alhos esmagados, verta por cima da carne e tempere de sal ( Sé quizer um pouco mais forte tempere também com um pouco de pimenta caiena ). Leve ao forno pré-aquecido a 200º C durante uns 50 minutos ou até a carne estar assada. No final verta por cima o sumo da laranja liguei o grill do forno para deixar um douradinho nas pernas de peru (cerca de uns 5 minutos ).

Sirva com arroz branco e batatas a toscana, enfeite com rodelas de laranja.

Bom Apetite