Traductor

domingo, 22 de dezembro de 2013

Boas Festas

Olá amigos, mais um ano que esta a chegar ao fim aonde não faltaram coisas boas e algumas menos boas. Claro que ninguém pode voltar atrás e tentar fazer um novo começo mas todos podemos começar a fazer fim novo.

Como todos os anos tenho andado por aqui, na qual é muito complicado neste dias para quem tem uma família muito unida com eu. Sendo assim este ano vou estar mais com a família voltando só depois das festas dos Reis (5/6 de Janeiro).

Aqui fica uns votos de Boas Festas, um santo Natal e um prospero Ano Novo cheio de paz e alegria.

Bom Apetite   
                                        José Manuel Caçador Cardoso

sábado, 14 de dezembro de 2013

Restaurante Dois Postes

Esta publicação não serve de uma referencia gastronômica, simplesmente fui ai comi e gostei. De vez em quando gosto de ir por ai com a família a comer fora de casa, portanto esta é a minha opinião. 

Restaurante dois poste,( Veja aqui ) lugar com um toque familiar, carismático e acolhedor, nada de luxos, simples na sua decoração assim como sua cozinha, mas com um especialidade que na qual quem passa por aqui deseja sempre voltar. Este era um sitio que tinha saudades de visitar. Lembro-me bem das minhas andanças por ai, quando era motorista e ia a fabrica da Revigres buscar material e acabava sempre almoçando neste restaurante. Na altura o Sr Manuel fazia as honras da casa tratando todos de forma afetuosa, com bom gosto e alegria, fazendo como sé todos sentisse que estivéssemos em nossa casa, atualmente a gerencia pertence ao filho que continua com os bons costumes de seu pai. Aqui a grande especialidade são os "ossinhos", como são conhecidos pela maioria dos clientes, trata-se de umas tiras de entrecosto grelhadas a brasa com um molho especial na qual faz que todos que vão por ali só para deliciar-se com esta iguaria. Mesmo tendo outros pratos e outras carnes grelhadas os ossinhos são a sua grande especialidade. Situado na freguesia de Aguada de cima, conselho de Águeda do distrito de Aveiro, vale a pena passar por aqui e chupar uns ossinhos.





Bom Apetite

domingo, 8 de dezembro de 2013

Pinchos de Tortilla,tomate e atum

Espetos de omelete, talvez seja uma boa tradução para português. Aqui esta um prato simples que pode ser para um lanche ou uma entrada num jantar mais apurado. Assim foi num desses dias em que estava de férias e me pedirá um conselho pra um entrada. Aqui na terra de nuestros hermanos e muito habitual, mas em Portugal nesse jantar foi um sucesso. Portanto amigos agora aqui deixo essa experiência.

 

Ingredientes
Tortilla de batatas que baste  ver aqui
Azeitonas pretas
Tomates pequenos vermelhos ou tomates cherry
Atum
Oréganos
Azeite

Preparação
Depois da tortilha feita e fria corte em quadrados e distribua pelas pratos que vai servir e em cima uma rodela de tomate, acrescente um pouco de atum e espete um palito na qual leva um uma azeitona espetada. Salpique com oréganos e um fio de azeite, sirva.

Nota; querendo pode picar um raminho de salsinha e misturar com azeite e colocar em cima na qual também da uma ótima combinação.

Bom apetite 

sábado, 7 de dezembro de 2013

Chouriço preto de Quiaios no forno "negritos"

Outra vez de regresso e como sempre uma mala cheia de receitas, muito complicado para mim, pois lá vai acumulando no monte até o dia de publicá-la.
Sabe como é vai-se de férias, vem-se mais gordinho, ainda mais quando vamos atrás de coisas novas e desta voz trago os famosos “Negritos” (Chouriço preto de Quiaios). Vinho, cebola, alho com um toque de especiarias dão a cor a este famoso chouriço, um enchido com um aroma e sabor único na charcutaria Portuguesa. Feito com carne,língua,coração e sangue de porco, posteriormente temperado com cebola, alho e especiarias variadas na qual predomina o cravinho e os cominhos, enchido em tripa natural e curado a lenha o mais tradicional possível que noz faz voltar a um tempo em que tudo se aproveita.
Assim temos este chouriço de vasta fama, ideal para consumir simples ou assado, grelhado na brasa, ou até para enriquecer outros pratos. Lembre-se quando passarem por Portugal, procurem por esta iguaria e depois digam lá sé eu não tenho razão.

Ingredientes (3 pessoas)
1 chouriço preto de Quiaios (tente procurar em tenda de produtos Portugueses)
1 tira de entrecosto (500 gramas)
½ ananás
Sal grosso

Preparação
Aqui nesta altura tenho a varanda atafulhada de neve e não posso usar a churrasqueira, por isso fiz num forno  elétrico utilizando só a função Grill, ideal para que vive em apartamentos e não tem churrasqueira. 
Descasque e retire o centro do ananás, devida em 3 fatias e fure com um palito (de espetadas) no sentido do comprimento e coloque em um tabuleiro, (se o tabuleiro for mais estreito que o comprimento que o palito melhor), reserve.









Num outro tabuleiro com uma grelha disponha o chouriço e a tira de entrecosto temperada a gosto (eu usei só sal, pois a ideia e sentir só o paladar do chouriço). Vai a o forno com a função grill, colocando o tabuleiro da carne por cima e o do ananás por baixo, vire o entrecosto e o chouriço até ficarem assados. Estando assados passe o tabuleiro para baixo e ponho o do ananás por cima para tostar um pouco. 





Sirva com arroz branco e salada de tomates.


Bom Apetite