Bacalhau com amêijoas em tomatada de Manjericão

Ai este belo bacalhauzinho, o nosso fiel amigo (como dizia os mais antigos) sendo verdadeiro produz iguarias de nascer água na boca. Em certos lugares é muito comum colocarem à venda peixes semelhantes ao bacalhau, quando na verdade não o são. O bacalhau verdadeiro é largo e alto, com lombos bem grossos, seu rabo possui cor uniforme e bordas brancas, a cor de seu corpo tem que ser puramente branca. Quando os peixes são mais amarelados, não são do verdadeiro bacalhau, mas sim de uma outra espécie muito parecido, como por exemplo o Arinca.

Sendo os Portugueses especialistas em bacalhau salgado a que ter em conta o tempo certo para o dessalgue que deve ser feito considerando-se o peso. Para postas, e dependendo do tamanho delas, dessalga-se pondo o bacalhau dentro de água fria com a pele para cima entre 24 e 48 horas, trocando a água regularmente. Para bacalhau desfiado, deve-se dessalgar por 6 horas.O dessalgue deve ser feito num lugar muito fresco ou no frigorifico, tendo o cuidado de erguer as postas do fundo do recipiente para escorrer o sal.



Ingredientes
500 gramas de lombo de bacalhau salgado (já demolhados)
250 gramas de amêijoas
2 ou 3 tomates com rama maduros
500 gramas de batatas para cozer
800 gramas de feijão verde fino ou grelos de couve
1 ramo de manjericão
Noz moscada quanto baste
1/2 copo de vinho branco
Sal e pimenta a gosto
Azeitonas pretas para decorar




Preparação
Descasque as batatas e coza em água temperada com sal, depois de cozidas reduza-las a purê e tempere de pimenta e noz moscada a gosto. Adicione algumas gotas de azeite e reserve em sitio quente.
Lave e escolha o feijão verde e coza em água temperada de sal, reserve.
Retire a pele e as sementes ao tomate, corte-o em cubos pequenos. Leve-os a saltear com o manjericão picado numa frigideira com um pouco de azeite, tempere de sal e pimenta. Divida os lombos de bacalhau em nacos e leve a corar em um frigideira com azeite ate ficarem ligeiramente dourados, retire e coloque em um tabuleiro e leve ao forno pré-aquecido a 200ºc entre 5 a 10 minutos. Na mesma frigideira com o azeite de corar o bacalhau salteie as amêijoas, depois de abertas regue-as com o vinho, deixe evaporar um pouco temperando de sal e pimenta a gosto.

Sirva em pratos individualmente com os nacos de bacalhau e ao lado o purê de batatas (faça o purê em pequenas bolas ou como sé fossem bolinhos) com os feijões verdes, regue com o molho das amêijoas e colocando algumas por cima. Acrescente um pouco de tomatada de manjericão enfeite e sirva.


Bom Apetite

Comentários

Mensagens populares