Arroz de Pato com laranja


¡Como eu adoro arroz!
Já aqui falei muito desse cereal, mas penso nunca e mal falar mais um pouco. Arroz (em árabe أرز , Ar- Ruzz ) é a semente da planta Oryza sativa. Considerado um alimento básico em muitas culturas culinárias (especialmente asiáticos ), bem como em lugares da América latina.
Atualmente o arroz é o segundo cereal mais produzido no mundo, depois do milho, podemos dizer que é o arroz o mais importante grão na alimentação humana e contribui de forma muito eficaz para a ingestão calórica da dieta humana de forma atual, sendo uma fonte de um quinto da calorias consumidas no mundo. Desde 2008, tem havido um racionamento em alguns países devido ao alto custo de arroz. Sua origem é controversa entre os pesquisadores, pois uns dizem ser originário da Ásia ou China, outros da Índia. Hoje em dia muito usado em todo o mundo, na qual sem o arroz não podia existir certos pratos característicos, tipo Paella, Arroz de marisco, etc. Assim temos também o arroz de pato um prato típico da gastronomia do norte de Portugal, mais propriamente do coração do Minho, a cidade de Braga com uma gastronomia muito riquíssima, mas na qual o arroz de pato não fica atrás. Assim hoje vamos fazer um arroz de pato, mas incrementar com o sabor das laranjas fazendo lembrar-noz o célebre pato com laranja da gastronomia francesa.

Ingredientes
1 pato
1 chouriço de carne (vermelho)
350 gramas de arroz agulha
3 laranjas
2 cebolas
1 cenoura
2 folhas de louro
1 ramo de salsa
1 malagueta
4 dentes de alho
1 colher (das de chá) de açafrão
Azeite quanto baste
Sal quanto baste
Pimenta a gosto

Preparação
Depois de limpo coza o pato em uma panela de pressão cerca de 35 minutos, em água temperada de sal, pimenta com a laranja e a cebola inteira, a malagueta e o ramo de salsa atado ao louro. A parte refogue a outra cebola e os alhos picados num pouco de azeite, junta-lhe a cenoura e o chouriço ambos as rodelas. Adicione o açafrão e regue com 8dl do caldo de cozer o pato, deixe cozer por 10 minutos. Junte o arroz retifique os temperos e deixe cozinhar em lume brando por mais 10 minutos com o tacho tapado. Entretanto escolha a carne do pato rejeitando a pele e os ossos. Desfie a carne e junte com o arroz, inclua um pouco de salsa picada e disponha numa travessa e leve ao forno uns 10 minutos. Retire do forno e enfeite com rodelas de laranja a volta, sirva de imediato.


Bom apetite

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares