Traductor

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Cachitos

Ontem foi dia de jantar fora, (mais um restaurante que brevemente publicarei) e sabe como é, boa comida, boa farra e hoje não apetece fazer nada. Então veio-me a cabeça de quando era mais novo e andava a noite toda com a malta e acabávamos sempre numa padaria da Barra a comer cachitos.
Quem não conhece os famosos cachitos de muitas padarias lusas venezuelanas espalhadas por todo Portugal, um cachito com suco de laranja é um pequeno almoço perfeito para começar o dia. Assim tínhamos esses pãezinhos quentes e recheados à nossa disposição todos os dias. Mas fora de Portugal não sé encontra tais iguarias na padaria local. Pensando na-aqueles portugueses que estão fora e sentem saudades de um cachito, resolvi publicar uma receita de cachitos a que muitos portugueses apaixonou, alem de ser fácil é rápido de fazer. Nas receitas que tenho aqui, tidas como autenticas de Venezuela, usa-se presunto e bacon, os portugueses simplificaram as coisas usando fiambre e bacon.

Ingredientes
500 gramas de farinha de trigo
½ colher (das de chá) de sal
50 gramas de açúcar
25 gramas de fermento padeiro fresco
50 gramas de manteiga
1 colher (das de chá) de queijo cheddar ralado
1 ovo
250 gramas de fiambre cortado em tiras
150 gramas de bacon cortado em tiras
1 colher (das de sopa) de manteiga

Preparação
Numa tigela comece por misturar o fiambre e o bacon com a colher de manteiga, reserve. Numa mesa ou na pedra da banca da cozinha, ponha a farinha em uma coroa e no centro adicione o açúcar, o sal, o fermento e a manteiga, misture tudo com as mãos e misture lentamente água morna aos poucos, siga misturando e amassando e acrescente o queijo. Siga amassando durante 10 minutos ou até obter uma massa lisa e elástica. Deixe descansar coberta com um pano limpo e úmido durante uns 30 minutos.
Uma vez passado os 30 minutos, amasse novamente e corte em pedaços de cerca de 50 gramas cada, com um rolo esticar  a massa e cortar em triângulos mais o menos iguais, reserve em uma superfície enfarinhada.
Quando todos os triângulos estiverem feitos comece a rechear do lado grande, feche o recheio e cobrir bem as pontas para dentro, role com a ponta restante do triângulo rolando bem. Dê forma crescente e coloque em um tabuleiro untado. Leve ao forno Preaquecido 250ºC até atingirem o dobro de tamanho, pintá-los com o ovo batido e deixe no forno até dourar.


Bom Apetite

4 comentários:

  1. Não conhecia os cachitos mas devem ser um belo petisco!

    ResponderEliminar
  2. São originários da cozinha venezuelana que na deca de 70 invadiram Portugal com o regresso de alguns emigrantes, na qual abriram-se milhões de padarias ......Bom Apetite

    ResponderEliminar
  3. Adorei esta ideia e esta receita José :)
    Já não como cachitos há algum tempo... sabiam-me especialmente bem logo pela manhã, quando a padaria abria, e passávamos por lá para os comer morninhos, depois de sairmos da discoteca e antes de seguirmos para casa dormir finalmente :) hehehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracies, no meu tempo ero os cachitos e as bifanas.

      Eliminar