Cachitos

Ontem foi dia de jantar fora, (mais um restaurante que brevemente publicarei) e sabe como é, boa comida, boa farra e hoje não apetece fazer nada. Então veio-me a cabeça de quando era mais novo e andava a noite toda com a malta e acabávamos sempre numa padaria da Barra a comer cachitos.
Quem não conhece os famosos cachitos de muitas padarias lusas venezuelanas espalhadas por todo Portugal, um cachito com suco de laranja é um pequeno almoço perfeito para começar o dia. Assim tínhamos esses pãezinhos quentes e recheados à nossa disposição todos os dias. Mas fora de Portugal não sé encontra tais iguarias na padaria local. Pensando na-aqueles portugueses que estão fora e sentem saudades de um cachito, resolvi publicar uma receita de cachitos a que muitos portugueses apaixonou, alem de ser fácil é rápido de fazer. Nas receitas que tenho aqui, tidas como autenticas de Venezuela, usa-se presunto e bacon, os portugueses simplificaram as coisas usando fiambre e bacon.

Ingredientes
500 gramas de farinha de trigo
½ colher (das de chá) de sal
50 gramas de açúcar
25 gramas de fermento padeiro fresco
50 gramas de manteiga
1 colher (das de chá) de queijo cheddar ralado
1 ovo
250 gramas de fiambre cortado em tiras
150 gramas de bacon cortado em tiras
1 colher (das de sopa) de manteiga

Preparação
Numa tigela comece por misturar o fiambre e o bacon com a colher de manteiga, reserve. Numa mesa ou na pedra da banca da cozinha, ponha a farinha em uma coroa e no centro adicione o açúcar, o sal, o fermento e a manteiga, misture tudo com as mãos e misture lentamente água morna aos poucos, siga misturando e amassando e acrescente o queijo. Siga amassando durante 10 minutos ou até obter uma massa lisa e elástica. Deixe descansar coberta com um pano limpo e úmido durante uns 30 minutos.
Uma vez passado os 30 minutos, amasse novamente e corte em pedaços de cerca de 50 gramas cada, com um rolo esticar  a massa e cortar em triângulos mais o menos iguais, reserve em uma superfície enfarinhada.
Quando todos os triângulos estiverem feitos comece a rechear do lado grande, feche o recheio e cobrir bem as pontas para dentro, role com a ponta restante do triângulo rolando bem. Dê forma crescente e coloque em um tabuleiro untado. Leve ao forno Preaquecido 250ºC até atingirem o dobro de tamanho, pintá-los com o ovo batido e deixe no forno até dourar.


Bom Apetite

Comentários

  1. Não conhecia os cachitos mas devem ser um belo petisco!

    ResponderEliminar
  2. São originários da cozinha venezuelana que na deca de 70 invadiram Portugal com o regresso de alguns emigrantes, na qual abriram-se milhões de padarias ......Bom Apetite

    ResponderEliminar
  3. Adorei esta ideia e esta receita José :)
    Já não como cachitos há algum tempo... sabiam-me especialmente bem logo pela manhã, quando a padaria abria, e passávamos por lá para os comer morninhos, depois de sairmos da discoteca e antes de seguirmos para casa dormir finalmente :) hehehe

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares